A temporada de 2021 não foi muito boa para o Cruzeiro, que tinha como principal objetivo retornar à Série A do Campeonato Brasileiro, mas o time falhou nesta missão e fez uma Série B bastante irregular, terminando na 14ª colocação.
No Campeonato Minero, a Raposa caiu na semifinal diante do América-MG. E na Copa do Brasil, foi eliminado pelo Juazeirense, nos pênaltis
Na temporada 2021, o Cruzeiro teve três técnicos: Felipe Conceição, Mozart e Vanderlei Luxemburgo. Confira o desempenho de cada um:
Felipe Conceição começou a temporada como treinador celeste, contratado em 30 de janeiro. Ele deixou o comando da equipe em 9 de junho, após a eliminação na Copa do Brasil
Foram 19 jogos disputados, com oito vitórias, três empates e oito derrotas, marcando 21 gols e sofrendo 18 – o aproveitamento foi de 47,36%.
No dia 10 de junho, Mozart Santos foi confirmado como novo treinador da Raposa, mas sua passagem foi curta. Ele deixou o cargo em 30 de julho depois do empate por 2 a 2 com o Londrina, no Mineirão, em um jejum de nove partidas sem vencer.
“Venho aqui, infelizmente depois de mais um resultado inesperado. Infelizmente, as coisas não estão andando conforme a grandeza desse clube, nós conversamos com o Mozart, e ele optou pelo pedido de demissão para que a gente possa andar por outro caminho, na busca de um outro profissional para que nós tenhamos melhores resultados”, disse Rodrigo Pastana, diretor de futebol do clube na ocasião.
Mozart teve aproveitamento de apenas 33,3%. Foram somente duas vitórias em 13 jogos, com outros sete empates e quatro derrotas.
Longe do acesso à Série A e ameaçado de rebaixamento para Série C, o Cruzeiro anunciou o experiente Vanderlei Luxemburgo no dia 3 de agosto.
O treinador terminou a Série B à frente do Cruzeiro com 50,7% de aproveitamento em 23 jogos disputados. Foram oito vitórias, quatro derrotas e 11 empates. E ele disse em entrevista coletiva que seu trabalho havia sido bem feito.
“Você tem que considerar bom o trabalho porque conseguiu manter o time na segunda divisão. É muito ruim para o Cruzeiro, é um clube que tem que pensar diferente, grandes coisas, grandes conquistas, jogadores que estiverem aqui, diretoria que estiver, é torcedor, todo mundo, tem que pensar em coisas grandes”, disse Luxemburgo após salvar o time da degola.
Agora com Ronaldo Fenômeno na gestão do Cruzeiro após a compra de 90% das ações da SAF (Sociedade Anônima do Futebol), a continuidade de Vanderlei Luxemburgo no comando do time para 2022 segue incerta.
LEIA TAMBÉM
Ronaldo estuda comprar direitos de jogos do Cruzeiro e transmitir ao vivo pela internet
Ronaldo sonda Andrés Sanchez, ex-presidente do Corinthians, para ser CEO do Cruzeiro
Ana Thaís Matos chora ao vivo no Sportv ao relembrar condenação de Robinho por estupro na Itália
Cena surreal! Jogadores sobem até as arquibancadas para brigar com torcedores; assista

