Ao menos em Minas Gerais, o futebol não será retomado no mês de maio. É o que garante Adriano Aro, presidente da Federação Mineira de Futebol, em entrevista à Rádio Itatiaia, neste sábado. Nos últimos dias, uma grande polêmica tomou conta do noticiário a respeito de uma volta antecipada, gerando também fortes declarações de Alexandre Kalil, prefeito de Belo Horizonte.
Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram
Na quinta, a possibilidade ganhou corpo após uma reunião entre Aro e o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, que apresentaram parcerias com órgãos de saúde.
“Ninguém cogita a volta do futebol este mês em Minas Gerais. Em maio, certamente não teremos futebol. O que foi dito, na minha reunião com o governador do estado, foi que em Minas Gerais ainda não chegamos ao pico da doença, e isso está previsto para o início de junho. Então, é extremamente temerário pensar na volta do futebol antes de vivenciar o pico da epidemia. Então, o que nós estamos trabalhando, com uma perspectiva muito otimista, que seja no final de junho para frente“, diz Aro.
“Ciente da gravidade do momento, a Federação, enquanto entidade que gere o futebol no estado, precisa estar preparada para quando for possível retomar o futebol em Minas Gerais. É isso que estamos fazendo. A Federação, em parceria com o governo do estado, vem trabalhando em um protocolo de segurança para que, a partir do momento que seja possível retomar o futebol, tenhamos um mecanismo que seja seguro para todos os atletas, dirigentes… para pessoas que vivem o dia a dia do futebol possam exercer o seu trabalho com segurança”, completou.
Protocolos definidos
Assim que o futebol for retomado, a ideia é que todos os atletas sejam submetidos a testes para garantir que o processo seja seguro. Esta medida se repetirá de acordo com o andamento dos jogos.
“Quando isso for possível, nossa ideia é ter um protocolo onde haverá testes de todos os jogadores antes da retomada do campeonato, depois fazer testes ao longo das rodadas. O mecanismo que foi, inclusive, preparado pela CBF, e que a Federação já replicou para o governo do estado”.

