A finalíssima brasileira da Copa Conmebol Libertadores 2021 entre Palmeiras e Flamengo acontece neste sábado (27) na cidade de Montevidéu, no Uruguai, e Gabigol, artilheiro da competição, estará em campo.
O atacante do Flamengo tem 10 gols anotados e tudo indica que ele terminará a competição como goleador máximo, já que os concorrentes mais próximos são Fred, do Fluminense, e Hulk, do Atlético-MG, ambos com sete gols.
Bruno Henrique, do Fla, e Rony, do Palmeiras, estão com seis gols e é bastante improvável que cheguem em Gabigol nesta edição da Libertadores.
E por onde andam os 10 últimos artilheiros da Libertadores? Confira abaixo, ano a ano:
Libertadores 2020
Fidel Martínez (Barcelona de Guayaquil/EQU): 8 gols
O atacante equatoriano Martínez, de 31 anos, deixou o Barcelona logo após a Libertadores do ano passado e foi para o Shanghai Shenhua, da China. Atualmente ele defende as cores do Tijuana, do México.
Libertadores 2019
Gabigol (Flamengo/BRA): 9 gols
O atacante foi o artilheiro da Libertadores de 2019. Ele, inclusive, marcou os dois gols na final contra o River Plate e que garantiu o bicampeonato ao Flamengo.
Libertadores 2018
Miguel Borja (Palmeiras/BRA): 9 gols
Borja foi o goleador da Libertadores 2018 com a camisa do Palmeiras e ainda tem contrato com o time paulista, mas o colombiano, atualmente, joga no Grêmio.
Wilson Morelo (Santa Fé/COL): 9 gols
Também colombiano, Morelo dividiu a artilharia com o compatriota Borja. Hoje com 34 anos, atua no Colón, da Argentina.
Libertadores 2017
José Sand (Lanús/ARG): 9 gols
O argentino atualmente tem 41 anos de idade e segue em atividade. Depois de ser artilheiro pelo Lanús em 2017, foi para o Deportivo Cali, da Colômbia, e retornou ao Lanús, onde segue até hoje.
Libertadores 2016
Jonathan Calleri (São Paulo/BRA): 9 gols
O centroavante argentino brilhou pelo São Paulo nesta Libertadores e, depois, rodou pelo futebol europeu. Após passagens apagadas por West Ham, Las Palmas, Alavés, Espanyol e Osasuna, Calleri voltou ao time brasileiro em 2021.
Libertadores 2015
Gustavo Bou (Racing/ARG): 8 gols
Artilheiro da Libertadores de 2015, o argentino Bou hoje atua na MLS, dos Estados Unidos, no New England Revolution. Ele está com 31 anos.
Libertadores 2014
Julio dos Santos (Cerro Porteño/PAR): 5 gols
No auge dos seus 38 anos de idade, o paraguaio Julio dos Santos ainda joga pelo Cerro Porteño. Porém, depois de ser artilheiro em 2014, jogou em Vasco e Sportivo Luqueño, até retornar ao Cerro em 2019.
Nicolás Olivera (Defensor Sporting/URU): 5 gols
O uruguaio de 43 anos se aposentou dos gramados em 2016, atuando pelo próprio Defensor.
Libertadores 2013
Jô (Atlético-MG/BRA): 7 gols
O experiente centroavante brilhou no título do Galo em 2013 e hoje joga no Corinthians, aos 34 anos de idade. Depois de ser artilheiro da Libertadores, atuou por Al-Shabab, Jiangsu Suning e Nagoya Grampus.
Libertadores 2012
Neymar (Santos/BRA): 8 gols
Neymar foi goleador da Libertadores de 2012, mas o Santos não levou o bicampeonato, já que havia vencido a competição em 2011. Atualmente Neymar joga no PSG, da França, depois de brilhar no Barcelona, da Espanha.
Matías Alustiza (Deportivo Quito/EQU): 8 gols
Com 37 anos de idade, o argentino Alustiza retornou ao seu país natal e atualmente defende o modesto Santamarina, das divisões inferiores da Argentina. Depois de ser artilheiro pelo clube equatoriano, rodou por quatro times do México.
Libertadores 2011
Wallyson (Cruzeiro/BRA): 7 gols
O atacante Wallyson fez uma grande Libertadores pelo Cruzeiro em 2011 e depois passou por muitos clubes, como São Paulo, Bahia, Botafogo, Coritiba, Santa Cruz, Vila Nova, Vitória e CRB. Hoje ele tem 33 anos de idade e defende o ABC, de Natal, clube pelo qual foi revelado
Roberto Nanni (Cerro Porteño/PAR): 7 gols
Nanni é argentino e está com 40 anos de idade – ele já se aposentou do futebol. Seu último clube foi o Nacional, do Paraguai, em 2017.
Sábado, às 15h30, tem Palmeiras x Flamengo no SBT, é a grande Final da Libertadores 2021. Acompanhe pela TV ou www.sbt.com.br/aovivo #GrandeFinalnoSBT
LEIA TAMBÉM
Relembre a conquista da Libertadores de 2019 pelo Flamengo
Relembre a conquista da Libertadores de 2020 pelo Palmeiras
Libertadores: 11 astros sul-americanos que nunca ganharam a competição
Libertadores: 8 astros sul-americanos que nunca jogaram a competição

