Home Esportes Olímpicos Olimpíadas: judoca da Argélia abandona os Jogos Olímpicos após se recusar a lutar contra israelense

Olimpíadas: judoca da Argélia abandona os Jogos Olímpicos após se recusar a lutar contra israelense

Esta não é a primeira vez que Fethi Nourine desiste de uma competição por ter que enfrentar o judoca israelense

Danielle Barbosa
Jornalista. Escrevendo para o Torcedores desde 2014.

O judoca argelino Fethi Nourine anunciou nesta sexta-feira (23) que decidiu abrir mão de sua participação nos Jogos Olímpicos de Tóquio após o sorteio indicar a possibilidade de um confronto contra o israelense Tohar Butbul, pela segunda fase da categoria até 73kg. O motivo vai além da questão esportiva.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Brisbane vai receber os Jogos Olímpicos de 2032; veja detalhes

“Nós não tivemos sorte com o sorteio. O judoca Fethi Nourine caiu frente a um adversário israelense e esse é o motivo de sua desistência da competição. Tomamos a decisão certa”, disse técnico de Nourine, Amar Ben Yekhlef, que destacou ainda que a Argélia se recusa a normalizar as relações com Israel.

Em 2019, durante o campeonato mundial de judô, Nourine também abriu mão de competir para evitar o confronto com Tohar Butbul. Nos Jogos Olímpicos da Rio-2016, o judoca egípcio Islam El Shehaby se recusou a cumprimentar o israelense Or Sasson após um combate.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Com a desistência de Nourine, o atleta Mohamed Abdalarasool, do Sudão, garantiu a classificação automática para a segunda fase da categoria até 73kg – o adversário será o israelense Tohar Butbul. A disputa irá acontecer entre os dias 25 e 26 de julho.

Jogos Olímpicos de Tóquio 2020:

O Time Brasil para a disputa das Olimpíadas de Tóquio é a maior do país em Jogos Olímpicos disputados no exterior, com 302 atletas e 18 reservas, segundo informações do jornal ‘Folha de S.Paulo’ – essa é a primeira vez que a delegação brasileira ultrapassa a marca de 300 atletas em uma edição do evento realizada fora do próprio país. O recorde geral é da Rio-2016, quando o Brasil teve 465 representantes.

Ao todo, serão disputadas 46 modalidades em Tóquio, com o Brasil participando de 35 delas. O destaque fica por conta dos cinco novos esportes do programa olímpico. São eles: Surfe, skate, caratê, escalada esportiva e beisebol/softbol.

PUBLICIDADE

Confira todas as modalidades: Basquete, Basquete 3 x 3, Tiro com arco, Ginástica artística, Nado artístico, Atletismo, Badminton, Beisebol e Softbol, Vôlei de praia, Boxe, Canoagem Slalom, Canoagem velocidade (sprint), Ciclismo BMX corrida, Ciclismo BMX Freestyle,Ciclismo – mountain bike, Ciclismo de estrada, Ciclismo de pista, Saltos ornamentais, Hipismo, Esgrima, Futebol, Golfe, Handebol, Hóquei na grama, Judô, Caratê, Maratona aquática, Pentatlo moderno, Ginástica rítmica, Remo, Rugby, Vela, Tiro, Skate, Escalada, Surfe, Natação, Tênis de mesa, Taekwondo, Tênis, Ginástica de trampolim, Triatlo, Vôlei, Polo aquático, Halterofilismo e Luta.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS:
Olimpíadas: urso tenta invadir estádio de softbol antes de jogo e deixa polícia ‘em alerta’
Olimpíadas: Pelé homenageia Marta: “Sua conquista significa muito mais que um recorde pessoal”

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

Better Collective