A cobiçada taça da Libertadores que estará em jogo no próximo sábado (27) no duelo brasileiro entre Flamengo e Palmeiras, no estádio Centenário, em Montevidéu, teve algumas mudanças importantes, segundo informou a Conmebol.
Nesta terça-feira (23), o presidente da entidade, Alejandro Dominguez, divulgou que a taça foi restaurada e deu detalhes de como foi esse processo realizado em Lima, no Peru.
“Com o tempo, campeonato após campeonato, viu como havia mudanças, que se percebiam seguramente para aqueles que conhecem a história da Libertadores. Percebi que a Copa estava se transformando, mas já havia um fato anedótico que fez isto acontecer”, comentou em um vídeo postado no Youtube.
“A Copa já vinha sendo atingida pelo carinho, o apreço e muitas outras coisas que aconteceram ao longo do tempo. Para mim isto tem um valor histórico muito importante e era uma responsabilidade pessoal restaurar de volta para a Copa original”, disse Dominguez.
Confira os detalhes da mudança e da restauração da taça no vídeo abaixo:
Durante o processo de restauração, o objeto foi totalmente desmontado. Até mesmo as tradicionais placas metálicas com os nomes dos clubes campeões foram retirados cuidadosamente para que fossem polidas e depois recolocadas.
A principal mudança está na estatueta do jogador que fica na parte superior. Antes, a imagem mostrava o atleta chutando a bola com o pé esquerdo, simbolizando uma cobrança de um pênalti. Agora, ele chuta a bola com o pé direito, fazendo referência ao pontapé inicial de uma partida.
“As orelhas têm uma escada internamente, isso representa um estádio, a tribuna e o campo na parte plana. Se vê uma circunferência que representa o mundo e o jogador que representa o jogador latino-americano acima do mundo e a coluna central que eleva o jogo latino-americano a um nível mundial. Tudo está conectado. Tudo tem uma representação”, disse Carlo Tonani, responsável pela restauração.
Sábado, às 15h30, tem Palmeiras x Flamengo no SBT, é a grande Final da Libertadores 2021. Acompanhe pela TV ou www.sbt.com.br/aovivo #GrandeFinalnoSBT
LEIA TAMBÉM
Relembre a conquista da Libertadores de 2019 pelo Flamengo
Relembre a conquista da Libertadores de 2020 pelo Palmeiras
Libertadores: 11 astros sul-americanos que nunca ganharam a competição
Libertadores: 8 astros sul-americanos que nunca jogaram a competição

