Home Automobilismo Fórmula 1: Mercedes promete teste a Grosjean em 2022; entenda

Fórmula 1: Mercedes promete teste a Grosjean em 2022; entenda

Ex-piloto da Haas revelou conversas com Toto Wolff, chefe da Mercedes, para organizar um ‘teste’ em carro da octacampeã da F1 entre construtores

Álvaro Logullo Neto
24 anos, formado em Jornalismo pela Universidade de São Paulo e, desde 2021, redator de esportes no Torcedores.com. Por aqui, um pouco de tudo: tênis, basquete, NFL, Fórmula 1, esportes olímpicos e Fiorentina... digo, futebol!

Aos 35 anos, Romain Grosjean não corre mais na Fórmula 1 desde 2020, quando sofreu um acidente no GP do Bahrein e saiu de seu carro em chamas. Embora tenha algumas queimaduras oriundas daquele dia, o franco-suíço está bem e segue em atividade como corredor da Fórmula Indy.

PUBLICIDADE

Grosjean, contudo, revelou que ainda espera concretizar um convite recebido lá em 2020. Isso porque Toto Wolff, chefe da Mercedes, chamou o piloto para um ‘passeio’ no W10, carro que venceu a F1 naquela temporada, após o acidente no Bahrein. Seria, portanto, uma ‘despedida’ digna para Grosjean da categoria.

Entretanto, a Covid-19 impediu que tal promessa fosse cumprida durante 2021. O ex-piloto da Haas, contudo, afirma que o combinado ainda está de pé: “Enviei uma mensagem para o Toto [Wolff] após o GP de Abu Dhabi e ele respondeu: ‘precisamos colocar você naquele carro este ano’. Então, sim, ainda está nos planos”.

PUBLICIDADE

Grosjean cita os conflitos de agenda que impediram ele e a Mercedes de se encontrarem, mas se mostra ansioso para a oportunidade: “Definitivamente, a Mercedes quer fazer, e eu também quero. Mesmo que o meu pescoço vá ‘morrer’ porque eu perdi parte da musculatura”, brincou o ex-piloto da F1.

Carreira de Grosjean na F1

Romain Grosjean chegou à Fórmula 1 em 2009 para pilotar o carro da Renault. No entanto, os desempenhos abaixo da média naquela temporada relegaram o piloto de volta à F2. Três anos depois, em 2012, ele retornou ao campeonato da F1, como piloto da Lotus.

Por lá, permaneceu por quatro temporadas completas, conquistando dez pódios (com direito a dois segundos lugares, em GPs do Canadá, em 2012, e Estados Unidos, em 2013). Enfim, estes foram os melhores anos de Grosjean na Fórmula 1. Contudo, ao final da temporada de 2015, a Lotus foi readquirida pela Renault.

Sendo asism, o franco-suíço rumou para a Haas, escuderia novata na F1 em 2016. Foram mais cinco mundiais pela equipe estadunidense, alternando bons momentos com algumas gafes nas pistas. Grosjean não voltou mais ao pódio na carreira. O GP do Bahrein, em 2020, foi o último de sua trajetória na Fórmula 1.

PUBLICIDADE

Depois, o piloto foi correr na Fórmula Indy. Em sua primeira temporada, aliás, foi bem e conquistou três podios. Para 2022, ele trocou a Dale Coyne pela equipe Andretti.

LEIA MAIS:

Fórmula 1: Chefe de equipe ‘quebra silêncio’ sobre novo carro da Red Bull

Fórmula 1: Mercedes marca data para apresentação de novo carro

F1: Wolff diz que vai encontrar Hamilton em fevereiro: ‘Não será para beber tequila’

PUBLICIDADE

Hamilton volta para a F1? Mercedes posta fotos do piloto e gera expectativa; veja

Clube da França manifesta interesse por Endrick, do Palmeiras

Decepção? Mecenas do Atlético-MG fala sobre saída repentina de Cuca

Se queda! Flamengo anuncia renovação de Arrascaeta; veja novo vínculo

PUBLICIDADE

Ex-Flamengo lembra vexame em 2008, admite clima de ‘oba-oba’ e diz que treinador estava “perdidinho”