Home Torcedoras Internacional busca repetir sucesso de 2021 para se consolidar entre as principais equipes do futebol feminino no Brasil

Internacional busca repetir sucesso de 2021 para se consolidar entre as principais equipes do futebol feminino no Brasil

Gurias Coloradas garantiram o título estadual além de chegar às semifinais do Brasileirão feminino na última temporada

Flavio Souza
Formado em Gestão de TI e cursando Jornalismo. Desde 2006 escrevo sobre esportes em geral, ingressando em dezembro de 2018 no site Torcedores.com, onde atualmente exerço função de Colaborador Sênior. Atualmente meu foco é no futebol brasileiro e internacional, mas procuro falar sobre outras modalidades, como esportes olímpicos, por exemplo. Meu foco é trazer informações relevantes sobre os clubes fora de campo, como entrevistas, análises financeiras, desempenho das equipes em redes sociais e análises táticas.

2021 foi marcado marcar importantes do Internacional no futebol feminino. Tanto nas categorias de base quanto no profissional, o clube conseguiu campanhas sólidas, já colhendo frutos dos investimentos feitos.

PUBLICIDADE

A classificação para a semifinal do Brasileirão na temporada passada foi um feito histórico, afinal foi a primeira vez que uma equipe gaúcha ficou entre as quatro primeiras da elite nacional. Mesmo com a eliminação para o Palmeiras, a campanha realizada ao longo do ano mostrou a evolução do time no cenário nacional.

Já no Campeonato Gaúcho, as Gurias Coloradas mantiveram sua hegemonia no estado. Após vencerem o Grêmio nas penalidades, o time garantiu o tricampeonato estadual, de forma consecutiva.

PUBLICIDADE

[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJGSVJ4ZjNrRiIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

Desde 2019 no clube o técnico Maurício Salgado celebrou a temporada realizada pelo Internacional. “É um ano que marca a consolidação do time feminino do Inter, fruto de um trabalho que vem sendo construído passo a passo nos últimos anos. O Campeonato Brasileiro mostrou que estamos entre as principais equipes do país e vamos seguir trabalhando para alcançar resultados ainda melhores”, acrescentou.

Outro ponto destacado pelo treinador foi em relação ao projeto de desenvolvimento das atletas nas categorias de base e a integração com o profissional. “Compreendemos que é fundamental o investimento e, principalmente, na transição entre base e profissional, como um elo de ligação forte entre as categorias”, finalizou.

Planejamento a longo prazo para o futebol feminino

Hoje, do elenco principal, há 10 jogadoras reveladas no clube que compõem o plantel. Para Cláudio Curra, diretor de futebol feminino do Colorado, a melhoria e o aporte financeiro para a base têm como objetivo estabelecer uma gestão profissional e um futebol com mais qualidade.

PUBLICIDADE

“Óbvio que também buscamos uma auto sustentabilidade na categoria, tendo em visto que este trabalho é fundamental para isso acontecer. Estamos contentes e os resultados que atingimos este ano mostram que estamos no caminho certo. É, sem dúvida nenhuma, o maior investimento feito pelo clube na modalidade, mesmo com as atuais dificuldades financeiras, agravadas pela pandemia“, comenta o dirigente.

Campanha do Internacional em 2021

Para o dirigente, o investimento nas categorias de base, que ocorre desde 2017, tem sido um dos diferenciais do clube. O futebol feminino conta com minucioso trabalho na formação das atletas, realizado nas categorias Sub-14, Sub-16 e Sub-18.

Em 2021, o Inter chegou às semifinais do Brasileiro em todas as categorias de base. O Sub-18, campeão em 2019 e vice em 2020, ficou entre os quatro melhores no ano passado. Já o Sub-16 terminou a temporada com o título nacional.

Além disso, o Sub-17 ainda conquistou de forma invicta a Copa Gaúcha de Futebol Feminino, diante do rival Grêmio. Além disso, as Gurias Coloradas também se sagraram campeãs da Liga de Desenvolvimento na categoria Sub-14.

PUBLICIDADE

Apesar das melhorias que vêm acontecendo progressivamente, o clube reconhece a necessidade do apoio por parte de quem organiza o futebol feminino. “Precisamos desse apoio dos órgãos oficiais do governo, os que patrocinam os campeonatos ou até mesmo de premiações. Entendemos que o futebol feminino precisa de um maior apoio daqueles que organizam a modalidade e também de produtos específicos da linha feminina dos nossos uniformes. Pretendemos licenciar produtos para termos um recurso a mais”, explica o presidente Alessandro Barcellos.

LEIA TAMBÉM:

Nicola revela “zagueiro de seleção” no Palmeiras, jogos da Record no Paulistão 2022 e mais: os destaques da imprensa
Atlético-MG exigiu cláusula anti-rivais para negociar Junior Alonso com o Krasnodar; saiba os clubes “negativados”
Douglas Costa vira o noivo do ano e Fábio deixa o Cruzeiro: as notícias da quinta-feira (6)
Cruzeiro: Novo técnico, Paulo Pezzolano não tem dúvidas: ‘Somos os maiores da 2ª divisão’
Mercado da Bola: São Paulo encaminha empréstimo de Liziero ao Internacional; veja os valores
MLS e Rússia são as ligas que tiveram maior crescimento de receitas na última década
Haaland, Cavani, Lukaku e mais; 22 nomes que devem agitar o Mercado da Bola em janeiro