Reforços, garotada e novo esquema tático: veja como deve jogar o Vasco em 2022
O Vasco precisa mudar muita coisa em relação à última temporada, e o Torcedores.com tenta adivinhar quais serão essas mudanças dentro de campo
Reprodução/Vasco
Depois da permanência na Série B, uma palavra vem sendo bastante dita dentro de São Januário: Reformulação! E para isto, o Vasco se ‘desfez’ de 22 atletas e trouxe 11 novos reforços, além é claro, de mudanças fora de campo. Chegaram, o gerente geral Carlos Brazil, o treinador Zé Ricardo, além de outros membros do departamento de futebol.
Mas e dentro de campo? Com a bola rolando? O que muda no Vasco para 2022? É o que o Torcedores.com tentará decifrar agora!
Esquema tático
Se levarmos em consideração, os últimos treinamentos e a primeira passagem de Zé Ricardo pelo Vasco, concluímos que o esquema inicial será o 4-2-3-1.
Provável escalação do Vasco
Baseado nos dois jogos-treino que o Vasco fez nesta pré-temporada, a escalação inicial para a disputa do Campeonato Carioca deve ser: Thiago Rodrigues, Weverton, Luis Cangá, Anderson Conceição e Edimar; Yuri Lara, Vitinho, Juninho, Bruno Nazário e Nenê; Raniel.
Nesse esquema, Bruno Nazário deve atuar na ponta-esquerda e Juninho na ponta-direita. Outro ponto interessante, é a presença de Vitinho como segundo volante.
Reservas e ‘coringas’ no elenco
Além de Bruno Nazário e Vitinho que já mostraram que podem atuar em mais que uma posição, alguns reservas também deve mudar de lugar no campo. Mais especificamente o lateral Léo Matos que deve ir para a zaga, e o lateral Riquelme, que pode aparecer mais avançado na escalação de Zé Ricardo.
Um segundo time do Vasco, teria: Halls, Paulinho, Ulisses, Léo Matos e Riquelme; Matheus Barbosa, Isaque, Matías Galarza, Gabriel Pec, MT e Laranjeira.
Variação tática
Mas Zé Ricardo pode fazer um teste interessante, caso queira mudar o esquema tático. Para muitos, Riquelme tem que ser titular, mas em uma linha mais avançada, como um ala. Então, Edimar poderia ser uma espécie de terceiro zagueiro, e Weverton poderia ser o ala pela direita. Nesse esquema, outro que pode ganhar ainda mais liberdade, é Nenê, que poderia jogar mais perto da área.
Assim, uma possível escalação do Vasco teria: Thiago Rodrigues, Luis Cangá, Anderson Conceição e Edimar; Weverton, Yuri Lara, Vitinho, Bruno Nazário e Riquelme; Nenê e Raniel.
Garotada da Copinha
Não se surpreendam se logo no Campeonato Carioca, surgirem nomes que atuaram nesta Copinha de 2022. Alguns exemplos, são os zagueiros Zé Vitor e Pimentel, o lateral-direito JP Galvão, além dos atacantes Vinicius e Figueiredo. Principalmente este último, é visto como uma esperança pro ataque do Vasco, já que o recém-chegado Raniel é o único 9 do elenco até o momento, e o mesmo é cercado de desconfiança por parte de mídia e torcida.
Vai chegar mais alguém?
Depois de diversas negativas, o único que parece estar próximo de um acerto com o Vasco, é o centroavante Getúlio, ex-Avaí.
Resultados dos jogos-treino do Vasco:
Até o momento foram dois jogos-treino, com uma vitória e uma derrota. No último sábado(15), o Vasco derrotou o Saferj (Sindicato dos Atletas de Futebol do Estado do Rio de Janeiro) por 2×0, e hoje (quinta, 20/01), o time de Zé Ricardo perdeu pelo mesmo placar do Audax-Rio.
Quando o Vasco estreia na temporada?
Mas o primeiro grande teste para tudo que a gente pontuou acima, será apenas na próxima quarta(26/01), quando o Vasco estreia no Campeonato Carioca contra o Volta Redonda.
[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJRSXlUbWh1QyIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]
Siga o Torcedores no Instagram e no Twitter

