O Barcelona anunciou na manhã desta quarta-feira (2) a contratação em definitivo do atacante Pierre-Emerick Aubameyang, após o jogador deixar o Arsenal na última segunda-feira em rescisão de contrato.
Aubameyang assinou contrato com o Barcelona válido até junho de 2025, com opção do acordo ser encerrado em junho de 2023 e uma cláusula de compra de €100 milhões (aproximadamente R$595 milhões).
No último domingo, a imprensa europeia já reportava que Aubameyang estava muito próximo de um acordo com o Arsenal para assinar via empréstimo com o jogador, mas a negociação esteve perto de não ser concretizada porque o Barça não queria arcar com todo o salário do atacante.
Porém, o Arsenal tomou a decisão de rescindir com o jogador para deixar caminho livre para o Barcelona assinar contrato em definitivo com Aubameyang, que segundo a imprensa espanhola, sempre foi a prioridade do técnico Xavi Hernández na janela de transferências recém-encerrada.
Com essa contratação, estão resolvidos os problemas que surgiram entre Arsenal e Aubameyang desde que ele foi destituído da faixa de capitão e foi obrigado a treinar sozinho depois de retornar tarde de uma viagem à França em dezembro para ver sua mãe.
Enquanto o Barcelona tinha espaço para um novo atacante, os negócios da Juventus dependiam da saída de Álvaro Morata, mas ele permanecerá em Turim para completar a linha de ataque com Paulo Dybala e o recém-chegado Dusan Vlahovic.
Isso fez com que o Barcelona se apressasse pois, apesar do interesse da Arábia Saudita, que o Arsenal teria preferido, a preferência de Aubameyang era continuar jogando no mais alto nível na Europa. A situação foi tratada na perspectiva do Arsenal pelo diretor técnico Edu e em conjunto com o técnico Mikel Arteta.
O Barcelona já tomou medidas no mercado para fortalecer seu ataque, com Ferran Torres e Adama Traore trazidos do Manchester City e Wolverhampton Wanderers, respectivamente.
Aubameyang deixou Arsenal após temporada discreta
Aubameyang trocou o Dortmund pelo Arsenal em janeiro de 2018 e assinou uma extensão de contrato de três anos em setembro de 2020, o que significa que ele ainda está vinculado por mais 18 meses.
Auba marcou sete gols em 15 jogos em todas as competições nesta temporada e 92 gols em 163 jogos do Arsenal no total. O jogador ficou de fora do grupo que está em Dubai neste momento em um acampamento de clima quente durante o intervalo da Premier League.

