Home Futebol O que você precisa saber sobre o GTA V

O que você precisa saber sobre o GTA V

O Grand Theft Auto, ou simplesmente GTA é um jogo lançado pela Rockstar Games que provavelmente você já jogou alguma vez na vida. Em sua última versão até então, o GTA V é um verdadeiro show de gráficos e traz à tona o fato de que o mundo virtual está cada dia mais próximo de simular a realidade.

Pedro Henrique Costa
Colaborador do Torcedores

O game foi lançado inicialmente em 17 de setembro de 2013 para o Xbox 360, Playstation 3 e PC. Quase um ano depois, dia 18 de novembro de 2014,o jogo teve os gráficos atualizados e foi relançado para as novas plataformas de vídeo-game, o Xbox One, e o Playstation 4.

O jogo demorou cerca de cinco anos para ser desenvolvido, já que a criação do GTA V começou logo após o lançamento do seu antecessor em 2008, o Grand Theft Auto IV. O game recebeu diversos prêmios como o jogo do ano, jogo mais antecipado e muitos outros.

PUBLICIDADE

Se você ainda não jogou e ficou interessado em jogar, relaxa! Aqui não terá spoilers, e sim, alguns fatos curiosos e motivos do GTA V ser um dos jogos mais comprados da história.

A MarketWatch, uma empresa especializada em levantamentos de mercado, trouxe em abril deste ano, uma pesquisa que traz os números da franquia com o GTA V. De acordo com o estudo, o GTA V vendeu mais que qualquer álbum musical, livro ou filme, com 90 milhões de unidades vendidas, faturando US$ 6 bilhões em vendas, sendo o produto de entretenimento mais lucrativo de todos os tempos.

PUBLICIDADE

Jogabilidade

Inicialmente lançado só na terceira pessoa, onde você vê o personagem que joga, a Rockstar inovou disponibilizando uma câmera também na primeira pessoa; nela temos uma maior imersão dentro do game, já que o modo simula o que os olhos do personagem do jogo está vendo.

Sobre a jogabilidade de um modo geral, não há do que reclamar. O GTA V traz tantas opções no jogo, que todos os botões do seu controle têm algum comando dentro do game.

A direção dos carros é bem feita, movimentos dos personagens, bem como dos animais e pedestres e geral são bem fluídos. Jogo impecável. Se melhorar, estraga.

PUBLICIDADE

arquivo pessoal

No jogo é possível dirigir, roubar carros, comprar casas e automóveis, jogar tênis, golfe, nadar, atirar.. Enfim, as possibilidades que o GTA V proporcionam são infinitas.

História

PUBLICIDADE

A primeira peculiaridade bem interessante da história foi envolver três personagens em um único enredo principal. Geralmente centralizado em apenas um personagem principal, a Rockstar se reinventou com o GTA V e os fãs da franquia já não imaginam mais as próximas edições do Grand Theft Auto com apenas um personagem principal.

Divulgação: Rockstar games

A história principal do GTA V traz uma série de golpes, que são super assaltos muito bem planejados aos bancos de Los Santos, que na vida real seria Los Angeles, conhecida como a cidade dos anjos. Vale lembrar que as missões principais do game equivalem a apenas pouco mais de 60% da história do jogo, o que mostra o tamanho do GTA V. Para zerá-lo 100%, você vai demorar alguns dias jogando.

Temos no jogo Michael Townley, Franklin Clinton e Trevor Philips. Eles são respectivamente um ex-assaltante de bancos, um criminoso do “gueto” e um caipira louco que faz tudo por uns tocados a mais. As aparências dos três foram inspiradas em pessoas do mundo real.

Michael Townley vive em Los Santos, San Andreas, e foi dado como morto sob o programa de proteção às testemunhas com o nome falso de Michael De Santa, devido um roubo mal sucedido nove anos antes, em Ludendorff, North Yankton, nove anos antes.

PUBLICIDADE

Franklin trabalhava com Simeon, um corrupto empresário da cidade no ramo de carros. Jimmy, filho de Michael, comprou um carro na concessionária dele, e quando resolveu parar de pagar o veículo, Franklin foi chamado por Simeon para fazer a retomada do automóvel.

Nessa empreitada, Michael conhece Franklin, que acabam ficando amigos. Pouco depois, Michael descobre que sua esposa Amanda está dormindo com outro. Para se vingar, chama Franklin e persegue o amante até uma mansão. O marido ferido não pensou duas vezes e derrubou a grande casa morro abaixo em um ataque de raiva.

A dona da mansão se revela ser a amante de um mexicano senhor do crime chamado Martin Madrazo, que exige reparação sob a ameaça. Michael sem dinheiro, não tem outra alternativa a não ser voltar para sua vida de assaltante para pagar a dívida, convocando Franklin como cúmplice. Juntos, eles realizam um assalto muito bem executado em uma joalheria nobre de Los Santos

Trevor Philips, o único outro sobrevivente do golpe em Ludendorff há nove anos ao lado de Michael, vê a notícia do grande roubo da joalheria na TV. Trevor logo soube que só existiria uma pessoa no mundo capaz de planejar tamanho golpe: Michael. Num ataque de fúria por ter sido enganado achando que seu amigo estava morto, Trevor abandona a vida no deserto e parte rumo à Los Santos, em busca de satisfações do seu “falecido” amigo.

PUBLICIDADE

Mistérios

Os mistérios de GTA já começam pelo próprio nome. Grand Theft Auto não tem uma tradução exata, já que ao pé da letra significa grande roubo de carros. Porém, o termo é usado na polícia dos Estados Unidos para intitular o roubo de carros de grande porte.

Se você gosta de mistérios, o GTA V é o jogo certo para você. O game tem easter eggs a perder de vista. Esse termo em inglês significa ovos de páscoa. Como existe a tradição da caçada aos ovos de páscoa, os gamers começaram a usar esse termo para alguns mistérios dos jogos da Rockstar, já que eles são tão ocultos e escondidos que você precisa literalmente caçá-los para encontrar e resolver tais enigmas.

Ets, OVNIS, Pé-Grande, disco-voador naufragado, tesouros, altruístas, ovo dourado gigante, mochila voadora.. Todos esses e outros mistérios e enigmas você pode encontrar no GTA V. Alguns você encontra nas próprias missões, agora outros, é necessário ter muita paciência, fazer muitas pesquisas, e ser muito bom em entender enigmas, ou até mesmo dar sorte para conseguir resolver tais mistérios.

PUBLICIDADE

Reprodução: internet

Alguns desses mistérios o jogador precisar zerar 100% do jogo para encontrar, como por exemplo os três OVNIS e o Pé Grande.

Modo online

PUBLICIDADE

Você já imaginou ter você mesmo como personagem no GTA? Pois isso no Grand Theft Auto V online é possível. Ao iniciar o modo multiplayer, você cria um personagem ao seu modo, com o nome que quiser. Ah, e o mais legal! Você precisa escolher a árvore geneológica do seu “boneco”, podendo escolher personagens de outros games da Rockstar, como o cowboy John Marston, protagonista do Red Dead Redemption, e o Nico Bellic, do GTA IV.

No modo online, você pode se juntar aos seus amigos e ser o rei das drogas, produzindo cocaína, maconha, metanfetamina e muitos outros esquemas: como tráfico de armas, ter um clube de motos, uma boate, ou até mesmo comandar uma organização criminosa especialista em golpes por terra, água e mar.

No online existem também várias missões e modos de jogo que você pode fazer uma grana. O dinheiro serve para você comprar roupas, acessórios, carros e residências.

 

PUBLICIDADE