Home Opinião Allan Simon: Turner terá Brasileirão muito melhor e chance de rodadas duplas em 2020

Allan Simon: Turner terá Brasileirão muito melhor e chance de rodadas duplas em 2020

Com chegada do Coritiba à Série A, TNT terá 18 rodadas com dois jogos disponíveis no Brasileirão

Allan Simon
Jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Trabalha com esportes desde 2011 e já passou por veículos como R7 (Rede Record), Abril.com, UOL Esporte e Torcedores nas funções de redator, repórter, editor e apresentador de vídeos. Experiências de coberturas em duas Copas, duas Olimpíadas, dois Pans. Atualmente, produz o Blog do Allan Simon, é colunista de Mídia Esportiva do Torcedores e colaborador do UOL.
PUBLICIDADE

O Brasileirão 2020 será um campeonato maior e melhor para quem vê as transmissões da TNT na comparação com a temporada anterior. O portfólio da Turner aumentou de sete para oito clubes na Série A após o acesso do Coritiba e a permanência de todos os demais clubes na elite em 2019. Com isso, a quantidade de jogos disponíveis para exibição pelo grupo na TV paga subiu de 42 para 56.

Com a tabela divulgada pela CBF hoje, nenhuma rodada ultrapassou o limite contratual de duas partidas da TNT, regra que vale para canais da TV por assinatura. Das 38 rodadas, 18 terão dois jogos liberados para transmissão da Turner. Ou seja, haverá a possibilidade de rodadas duplas.

Além disso, a emissora poderá contar com duas grandes sequências de jogos do Palmeiras na competição. Serão quatro partidas consecutivas do time alviverde entre as rodadas 4 e 7, no primeiro turno, e no espelhamento delas no returno, entre as rodadas 23 e 26.

PUBLICIDADE

Cada time terá sete jogos exibidos em cada turno pela TNT. Segue valendo o bloqueio de praça para todos os jogos como mandante para Athletico, Bahia, Fortaleza, Internacional e Santos. O Palmeiras tinha em contrato no ano passado a possibilidade de bloquear apenas duas partidas em casa para o local onde elas são realizadas (no caso, o estado de SP). O Coritiba ainda não fechou com a Globo em TV aberta e PPV, e não está sujeito ainda a essa cláusula.

O Red Bull Bragantino não fechou oficialmente com nenhuma emissora, tampouco há relatos de negociações entre o clube e a Turner. Apenas a Globo estaria em conversas com a equipe campeã da Série B do Brasileirão do ano passado. Provavelmente nem valeria a pena para a TNT, já que vários jogos do RB Braga contra os demais times do grupo estão posicionados em rodadas nas quais já existem duas transmissões garantidas, o que extrapolaria o limite.

Em termos de reta final, a Turner também terá um Brasileirão muito interessante. Serão duas rodadas duplas, a antepenúltima e a penúltima, com Santos x Coritiba, Palmeiras x Fortaleza (rodada 36), Fortaleza x Bahia e Coritiba x Ceará (rodada 37). A jornada derradeira do Campeonato Brasileiro terá Bahia x Santos com transmissão da TNT.

Vale lembrar que a Globo pode exercer novamente seu poder como detentora dos direitos de TV aberta e escolher transmitir nesta mídia alguns dos jogos que serão da TNT na TV paga. Mas isso já foi alvo de polêmica e reclamação do Flamengo, que se sentiu prejudicado pela diminuição de jogos exibidos na Globo e o praticamente sumiço da equipe no SporTV (apenas um jogo transmitido em todo o Brasileirão 2019), tudo em nome de bombar as vendas do time rubro-negro no PPV.

PUBLICIDADE

Também é importante recordar que o Internacional só tem contrato com a Turner até o final desta temporada. O Colorado já acertou com o SporTV para os jogos em TV paga no período entre 2021 e 2024 porque, diferentemente dos outros clubes, não tinha assinado contrato pelos seis anos entre 2019 e 2024 com o Esporte Interativo em 2016.

Veja os jogos que poderão ser transmitidos pela TNT com a equipe do Esporte Interativo no Brasileirão 2020. Os mandos são os do primeiro turno, bastando inverter para saber como serão na reta final da competição:

Rodadas 1 e 20

Coritiba x Internacional
Fortaleza x Athletico Paranaense

PUBLICIDADE

Rodadas 2 e 21

Internacional x Santos
Bahia x Coritiba

Rodadas 3 e 22

Santos x Athletico Paranaense

PUBLICIDADE

Rodadas 4 e 23

Athletico Paranaense x Palmeiras

Rodadas 5 e 24

Palmeiras x Santos
Ceará x Bahia

PUBLICIDADE

Rodadas 6 e 25

Bahia x Palmeiras

Rodadas 7 e 26

Palmeiras x Internacional
Ceará x Fortaleza

PUBLICIDADE

Rodadas 8 e 27

Internacional x Bahia
Ceará x Santos

Rodadas 9 e 28

Internacional x Ceará

PUBLICIDADE

Rodadas 10 e 29

Athletico Paranaense x Coritiba

Rodadas 11 e 30

Fortaleza x Internacional

PUBLICIDADE

Rodadas 12 e 31

Santos x Fortaleza
Athletico Paranaense x Bahia

Rodadas 13 e 32

Palmeiras x Ceará

PUBLICIDADE

Rodadas 14 e 33

Athletico Paranaense x Ceará

Rodadas 15 e 34

Internacional x Athletico Paranaense
Coritiba x Fortaleza

PUBLICIDADE

Rodadas 16 e 35

Palmeiras x Coritiba

Rodadas 17 e 36

Coritiba x Santos
Fortaleza x Palmeiras

PUBLICIDADE

Rodadas 18 e 37

Bahia x Fortaleza
Ceará x Coritiba

Rodadas 19 e 38

Santos x Bahia

PUBLICIDADE

Allan Simon é jornalista esportivo desde 2011, tendo passado por redações como o R7, Abril.com, UOL Esporte e Torcedores. Participou das coberturas de duas Copas do Mundo, duas Olimpíadas, dois Pans, e diversos outros momentos históricos do esporte brasileiro nesta década. Criador do Prêmio Torcedores de Mídia Esportiva. Atualmente comanda o Blog do Allan Simon, é colaborador do UOL e colunista do Torcedores, tendo também um canal no YouTube com análises, histórias e estatísticas de mídia esportiva e futebol em geral.

LEIA MAIS
– Allan Simon: Domínio do Flamengo na audiência da Globo não é só por time multicampeão
– Allan Simon: Flamengo deveria liderar movimento para mudar lei dos direitos de transmissão
– Allan Simon: Red Bull não precisa que a Globo diga seu nome no Bragantino
– Allan Simon: Cruzeiro caiu no pior momento possível da história dos contratos de TV
– Allan Simon: O que podemos esperar do futebol na TV em 2020
– Allan Simon: Como 2019 mudou para sempre o jeito que você vê futebol
– Allan Simon: Times que fecharam com a Turner fizeram bom negócio – menos o Fortaleza

– Allan Simon: Flamengo enterra velhos conceitos sobre audiência em SP 
– Allan Simon: Brasileirão da TNT foi um campeonato melhor que o do SporTV