Home Opinião Allan Simon: Globo acertou em cheio ao mostrar reprise do penta na TV

Allan Simon: Globo acertou em cheio ao mostrar reprise do penta na TV

Exibição da final da Copa do Mundo de 2002 deu boa audiência para a Globo em tempos de quarentena

Allan Simon
Jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Trabalha com esportes desde 2011 e já passou por veículos como R7 (Rede Record), Abril.com, UOL Esporte e Torcedores nas funções de redator, repórter, editor e apresentador de vídeos. Experiências de coberturas em duas Copas, duas Olimpíadas, dois Pans. Atualmente, produz o Blog do Allan Simon, é colunista de Mídia Esportiva do Torcedores e colaborador do UOL.

Provou-se acertada a decisão da Globo em exibir a reprise na íntegra do histórico jogo em que o Brasil superou a Alemanha por 2 a 0 e ficou com o quinto título mundial de futebol na Copa de 2002, no Japão. Segundo dados preliminares do Ibope publicados pelo jornalista Gabriel Vaquer no UOL Esporte, a emissora conseguiu 21 pontos em São Paulo. A meta era alcançar 18 no horário tradicional das 16h de domingo.

PUBLICIDADE

[DUGOUT dugout_id= “eyJrZXkiOiJyQlBReEc0UyIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

Além de segurar bem a grade de programação em tempos difíceis até para a produção de conteúdo, devido às limitações impostas pela quarentena em tempos de pandemia do coronavírus, a Globo achou um formato que pode render outros bons números no futuro. Vai repetir a dose com a reprise de Brasil 4 x 1 Argentina, final da Copa das Confederações de 2005, no próximo domingo.

PUBLICIDADE

Não só isso: garantiu aos patrocinadores do “Futebol 2020”, empresas que compram cotas caríssimas de publicidade para terem suas marcas exibidas jna Globo em competições como estaduais, Copa do Brasil, Brasileirão, Libertadores e Mundial de Clubes, uma aparição com boa audiência na principal praça do país, São Paulo.

Ainda que não seja possível a comparação, pois se tratam de dados prévios do Ibope, os 21 pontos alcançados com o VT do penta representam uma audiência bastante normal para os patrocinadores da Globo.

No dia 8 de março, por exemplo, uma semana antes do estouro do coronavírus no país (ainda houve um jogo do Corinthians com portões fechados exibido no dia 15), a Globo fez 19 pontos de audiência em SP com a vitória do Botafogo de Ribeirão Preto sobre o São Paulo em jogo válido pelo Paulistão.

A pior audiência de um domingo às 16h em São Paulo nesta temporada é de Palmeiras x Mirassol, vitória alviverde por 3 a 1 no dia 16 de fevereiro, quando a Globo marcou 18 pontos no Ibope.

PUBLICIDADE

Ou seja, a ideia de tapar buraco na emissora com VTs de futebol e garantir a continuação da exposição de marcas do “Futebol 2020” já se mostrou viável em todos os sentidos.

O mundo do futebol é que vai ter que se coçar depois de tudo isso. Afinal, claro que não dá para competir com as audiências dos grandes jogos e das decisões, que passam dos 30 pontos com tranquilidade. Mas a média do futebol na Globo em São Paulo nos últimos anos tem ficado entre 23 e 24 pontos. O custo dos direitos de transmissão, porém, só aumenta. Essa bolha é que pode acabar estourando. Mas falaremos disso em uma próxima ocasião.

Allan Simon é jornalista esportivo desde 2011, tendo passado por redações como o R7, Abril.com, UOL Esporte e Torcedores. Participou das coberturas de duas Copas do Mundo, duas Olimpíadas, dois Pans, e diversos outros momentos históricos do esporte brasileiro nesta década. Criador do Prêmio Torcedores de Mídia Esportiva. Atualmente comanda o Blog do Allan Simon, é colaborador do UOL e colunista do Torcedores, tendo também um canal no YouTube com análises, histórias e estatísticas de mídia esportiva e futebol em geral.

LEIA MAIS
– Allan Simon: Relembre 5 fatos sobre a Copa do Mundo de 2002 na Globo
– Allan Simon: Brasileirão em mata-mata seria péssimo para a televisão
– Allan Simon: Mídia precisa dar exemplo de bom senso ao lidar com esporte e coronavírus
– Allan Simon: Facebook melhora conteúdo na Libertadores, mas ainda incomoda torcedor
– Allan Simon: SporTV terá dificuldade para escolher jogos no Brasileirão em 2020
– Allan Simon: Turner terá Brasileirão muito melhor e chance de rodadas duplas em 2020
– Allan Simon: Flamengo deveria liderar movimento para mudar lei dos direitos de transmissão
– Allan Simon: Cruzeiro caiu no pior momento possível da história dos contratos de TV
– Allan Simon: Como 2019 mudou para sempre o jeito que você vê futebol
– Allan Simon: Times que fecharam com a Turner fizeram bom negócio – menos o Fortaleza

PUBLICIDADE