Home Futebol Saiba quem são as sete maiores vendas do Botafogo na história

Saiba quem são as sete maiores vendas do Botafogo na história

Confira os jogadores que mais renderam euros em negociações em toda a história da Fogão. São as sete maiores vendas da história do Botafogo

Lucas Mello
Colaborador do Torcedores

As maiores vendas realizadas pelo Botafogo foram todas nas últimas décadas. E as maiores foram com jogadores revelados no próprio clube, que renderam um bom dinheiro ao clube do Rio de Janeiro.

PUBLICIDADE

Confira abaixo as sete maiores vendas da história do Botafogo

*O valor das negociações é em Euro, moeda mais usada nas transferências internacionais.”
*Conteúdo baseado nas informações do site TransferMarkt

7° – Caio Alexandre (volante) – Vancouver Whitecaps-CAN (3,64 milhões de euros/ Março de 2021)

Mesmo rebaixado com o clube em 2020, o volante de 22 anos conseguiu se destacar e foi negociado para jogar a MLS. E além da boa quantia conquistada na venda, o Fogão, que tinha 80% dos direitos econômicos do jogador, ainda ficou com 40%.

PUBLICIDADE

7° – Matheus Fernandes (volante) – Palmeiras (4,2 milhões de euros/ Dezembro de 2018)

O volante de 20 anos chamou atenção do Palmeiras e fez com que o clube paulista pagasse 3,5 milhões de euros para tê-lo em 2019. O negócio foi excelente para o Botafogo, que ainda manteve 25% dos direitos econômicos do jogador. Na venda para o Barcelona, o clube carioca englobou outros 1,2 milhão de euros.

6° – Maicosuel (meia) – Udinese-ITA (5 milhões de euros/ Julho de 2012)

O meia fazia uma boa temporada pelo Botafogo e acabou negociado no meio do ano, durante a disputa do Brasileirão. O clube italiano comprou 80% dos direitos econômicos do jogador. O Botafogo ficou com cerca de 30% desse valor.

5° – Elkeson (atacante) – Guangzhou Evergrande-CHN (6 milhões de euros/ Novembro de 2012)

O atacante de 23 anos foi negociado após a boa temporada pelo Botafogo. Foi artilheiro do clube na temporada, com 18 gols, sendo 11 deles no Campeonato Brasileiro. Na época, o futebol chinês começava “atacar” o mercado brasileiro. O jogador se apresentou ao novo clube no começo de 2013.

3° – Dória (zagueiro) – Olympique de Marselha-FRA (6 milhões de euros/ Setembro de 2014)

O zagueiro de 19 anos com passagens pelas seleções de base foi vendido durante a campanha do Brasileirão de 2014, que terminou com o rebaixamento da equipe. Apesar do desempenho ruim do time, o zagueiro chamava atenção. Insatisfeito com os salários atrasados, o jogador foi para o futebol francês. O Botafogo recebeu esse dinheiro referente à parte que tinha sobre os direitos econômicos do jogador. Mas o pagamento teve problemas para chegar e o caso até foi parar na Fifa.

PUBLICIDADE

2° – Luis Henrique (atacante) – Olympique de Marselha-FRA (8 milhões de euros/ Setembro de 2020)

O jogador foi negociado no meio da complicada temporada de 2020, afetada pela pandemia do Coronavírus. Mesmo assim, o Fogão conseguiu negociar o jogador por um alto valor. O time francês comprou 70% dos direitos econômicos do atleta. Como o Botafogo tinha 40% do total, conseguiu 3,2 milhões de euros e ainda 12% de uma venda futura do atacante.

1° – Vitinho (ponta) – CSKA Moscou-RUS (9,5 milhões de euros/ Agosto de 2013)

O clube russo pagou a multa rescisória do jogador de 19 anos, que destacou-se jogando pela equipe da Estrela Solitária. Revelado no Botafogo, Vitinho foi um dos principais nomes da conquista do Campeonato Carioca de 2013. O Botafogo ficou com 60% do valor da venda.