Home Mercado da Bola Alexandre Mattos: o que falta para o dirigente ser contratado pelo Cruzeiro?

Alexandre Mattos: o que falta para o dirigente ser contratado pelo Cruzeiro?

Alexandre Mattos acumula passagens por América-MG, Cruzeiro, Palmeiras e Atlético-MG

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.

Antes de mais nada, o Cruzeiro não está medindo esforços para ter Alexandre Mattos como diretor executivo de futebol em 2022. Ele chegaria para assumir o cargo que está vago desde outubro quando Rodrigo Pastana foi demitido pela diretoria.

PUBLICIDADE

O Torcedores.com apurou que existe um acordo verbal entre as partes e falta apenas a assinatura do contrato para a oficialização. No entanto, Alexandre Mattos quer garantias de salários em dia, dinheiro para investir no elenco e autonomia para reformular o departamento de futebol.

O executivo, em outras palavras, não abre mão de ter liberdade para contratar e dispensar jogadores. E, claro, definir o futuro da comissão técnica. Apesar de ter contrato até o fim de 2022, Vanderlei Luxemburgo condicionou sua permanência no clube a montagem de um time competitivo.

PUBLICIDADE

Apesar de ter declarado recentemente que não vê problemas para trabalhar com o dirigente, Vanderlei Luxemburgo é um treinador considerado caro. E, por isso, tem futuro indefinido na Toca da Raposa II.

Ainda segundo apurou a reportagem, o contrato do dirigente será válido por dois anos, até o fim da gestão de Sérgio Rodrigues. Porém, haverá um gatilho para ampliação do vínculo caso o Cruzeiro se torne um clube empresa.

Alexandre Mattos é um sonho antigo da diretoria celeste. No começo desta temporada, por exemplo, ele teve o nome lembrado para voltar ao clube. Porém, as conversas não avançaram para um retorno ao Cruzeiro.

Alexandre Mattos tem currículo vitorioso

A carreira de Alexandre Mattos como dirigente começou em Belo Horizonte, quando assumiu o comando do departamento de futebol do América-MG em 2005. Na época, o clube estava na Série C do Campeonato Brasileiro. Cinco anos depois, retornou para a elite do futebol nacional.

PUBLICIDADE

Posteriormente, Alexandre Mattos ajudou na montagem do elenco Cruzeiro que venceu a Série A do Campeonato Brasileiro em 2013 e 2014. Sob sua gestão, chegaram a Raposa jogadores como Everton Ribeiro, Ricardo Goulart, Júlio Baptista, entre outros.

O bom trabalhou a frente do time celeste o fez ser contratado pelo Palmeiras. Lá, comandou mais um projeto vitorioso que culminou na conquista do Brasileirão de 2016 e 2018. Nesse ínterim, Yerry Mina, Edu Dracena, Gustavo Gómez, Jean, Lucas Lima e Willian Bigode.

Em 2020, Alexandre Mattos foi contratado pelo Atlético-MG. Ele chegou no clube para o lugar de Rui Costa que foi demitido após o time alvinegro ser eliminado precocemente na Copa do Brasil. O time foi campeão mineiro e conquistou uma vaga para a Libertadores de 2021.

Vasco sonha com Alexandre Mattos

Sem clube desde dezembro do ano passado, Alexandre Mattos também vem sendo desejado pelo Vasco. Apesar do interesse, ele negou ter sido procurado por dirigentes do clube de São Januário. Na época, alegou que tem interesse em fazer carreira internacional.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS: 

Brasileirão Série A 2021: confira a tabela completa do campeonato 

Brasileirão Série B 2021: confira a tabela completa do campeonato 

Cruzeiro decide não renovar empréstimo com Keké e atacante será devolvido ao Tombense; saiba os detalhes 

Cruzeiro busca plano B por eventual saída de Vanderlei Luxemburgo após o fim da Série B do Brasileirão 

Mercado da bola: Sondado por clubes da Série B do Brasileirão, jogador aguarda Cruzeiro para renovar contrato 

Mercado da bola: Em fim de contrato com o Cruzeiro, jogador recebe sondagens de Cerro Porteño e Colo-Colo 

Mercado da Bola: Palmeiras faz proposta por Rafael Navarro; veja valores 

Dirigente do Internacional cita condição para Felipe Melo sair do Palmeiras 

Vampeta aposta em mudança no Palmeiras para a final da Libertadores 

Prisão de Ronaldinho, Palmeiras quer Navarro e mais: notícias do futebol