Home Automobilismo Fórmula 1 proíbe tradição de décadas em 2022; entenda o motivo

Fórmula 1 proíbe tradição de décadas em 2022; entenda o motivo

Buscando traçar objetivos mais sustentáveis nesta temporada, a Fórmula 1 não permitirá uma tradição já famosa dos Grandes Prêmios

Álvaro Logullo Neto
24 anos, formado em Jornalismo pela Universidade de São Paulo e, desde 2021, redator de esportes no Torcedores.com. Por aqui, um pouco de tudo: tênis, basquete, NFL, Fórmula 1, esportes olímpicos e Fiorentina... digo, futebol!

A Fórmula 1 quer se tornar uma categoria mais sustentável e, para isso, está promovendo diversas mudanças desde já. Em 2022, por exemplo, o combustível utilizado na F1 será diferente. O novo E10, terá 10% de etanol em sua composição, o que significa um aumento de 100% desta substância, se comparado à última temporada, em 2021.

PUBLICIDADE

O intuito é, portanto, ter um maior cuidado com questões que tangem a preservação ambiental. Nessa esteira, uma outra mudança poderá ser notada ao longo da temporada de 2022. Isso porque a F1 decidiu proibir os sobrevoos de aeronaves militares, algo comum de acontecer antes das largadas de muitos Grandes Prêmios.

Trata-se de uma tradição de décadas na Fórmula 1, mas que deixará de acontecer neste ano. O motivo é poupar o consumo de combusível: “Os sobrevoos militares não estão mais alinhados com as metas de redução de emissões de CO2 da F1, que visa eliminar seu impacto ambiental até 2030”, relata o jornal italiano Corriere della Sera.

PUBLICIDADE

Fim dos espetáculos nos céus da F1?

Além da questão envolvendo sustentabilidade, existe, também, uma explicação política. Acontece que a Fórmula 1 deseja limitar a possibilidade de países usarem os sobrevoos no grid para demonstrar seu poderio militar. Poderia ser o caso, por exemplo, de Estados Unidos, Rússia, França e Inglaterra.

Mas ainda há um fio de esperança para que o espetáculo não tenha uma morte definitiva na F1. Ao menos em alguns países. Isso porque a categoria está favorável a permitir que aeronaves comerciais (desde que movidas a combustíveis sustentáveis) ou aviões acrobáticos performem os shows no céu.

Isso acontece, por exemplo, no circuito de Spielberg, na Áustria. O GP é famoso, também, por contar com a apresentação de algumas aeronaves históricas, como a frota privada da Red Bull. Estes voos, portanto, continuarão sendo permitidos, desde que cumpram certas condições.

LEIA MAIS:

Fórmula 1: Raikkonen detona categoria e diz estar feliz longe de ‘falsidade’

PUBLICIDADE

F1: Mercedes já resolveu ‘problema’ causado por novo combustível; entenda

Em forma! Verstappen já está treinando para defender o título da Fórmula 1; veja

F1: Consultor rebate ex-piloto sobre carro da Red Bull estar ‘atrasado’

CR7 pode ter redução de 25% em seu salário no Manchester United; veja motivo

PUBLICIDADE

Robinho na Interpol, surpresa na Seleção e reforço no Flamengo: as notícias de hoje

CBF exigirá vacinação completa contra a Covid-19 no futebol brasileiro

Fifa rasga elogios a Endrick e compara sensação do Palmeiras com craques brasileiros