Home Futebol Marketing do Corinthians explica como patrocinadores podem ajudar na chegada de reforços de peso

Marketing do Corinthians explica como patrocinadores podem ajudar na chegada de reforços de peso

Departamento de marketing do Timão teve grande influência na contratação de reforços em 2021 e pode repetir a dose neste ano

Flavio Souza
Formado em Gestão de TI e cursando Jornalismo. Desde 2006 escrevo sobre esportes em geral, ingressando em dezembro de 2018 no site Torcedores.com, onde atualmente exerço função de Colaborador Sênior. Atualmente meu foco é no futebol brasileiro e internacional, mas procuro falar sobre outras modalidades, como esportes olímpicos, por exemplo. Meu foco é trazer informações relevantes sobre os clubes fora de campo, como entrevistas, análises financeiras, desempenho das equipes em redes sociais e análises táticas.
PUBLICIDADE

O Corinthians hoje tem uma dívida acumulada de quase R$ 1 bilhão. Reduzir essa dívida foi um dos pilares da diretoria que assumiu o clube no último ano. Porém algo que chamou atenção no segundo semestre foi o fato do Timão realizar contratações de impacto.

Torcedores de outros times e parte da mídia esportiva questionava como o clube viabilizou essas contratações. E esse fato acabou sendo explicado pelo trabalho em conjunto dos departamentos de marketing e financeiro, conforme declarou José Colagrossi. Em entrevista coletiva concedida nesta quarta-feira (12), o superintendente de marketing explicou como as contratações de Willian e Paulinho foram realizadas.

“Tivemos uma mudança cultural no marketing. Ver a parceria não só patrocinadora, comprador de espaço na camisa, mas sim como parceiro 360 do clube. Que inclusive ajuda no planejamento do clube. A Socios.com é um exemplo, que viabilizou a chegada do Willian e a Taunsa que nos ajudou na chegada do Paulinho”, afirmou o dirigente.

PUBLICIDADE

[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJGSVJ4ZjNrRiIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

Para Colagrossi, inclusive. esse modelo de parceria deverá ser repetido e consolidado nos próximos anos. A possível chegada de um centroavante só deve acontecer nesses moldes, já que o clube busca por um nome de peso no mercado.

Além disso, ele acredita que outros clubes do Brasil devam seguir os passos do Corinthians nesse sentido.

Ações de marketing em 2021

“Tínhamos cinco grandes prioridades no marketing. A primeira era rever todos os contratos de patrocínio para gerar uma receita imediata. A segunda, que continua sendo importante, é trazer o clube de verdade para o mundo digital. Isso significa fazer coisas novas e melhorar o que já fazíamos. Um exemplo foi o Fan Token, que lançamos em 2021 e ficamos felizes de ver outros clubes seguindo o mesmo caminho. Hoje as mídias sociais do clube usamos de forma comercial e estamos usando para gerar valor e conversão para os parceiros com sucesso.

PUBLICIDADE

Nossa terceira prioridade era gerar uma estrutura para que todas as modalidades tivessem seus patrocinadores, diminuindo a dependência do futebol masculino. Começamos a gerar ao longo do ano patrocinadores muitas vezes exclusivos para outras modalidades.

Realizamos o maior estudo do Fiel Torcedor da história do clube. Entrevistamos quase 10 mil torcedores e estamos com um grupo de trabalho para oferecer um novo programa a nossa torcida.

Por fim, iniciamos o projeto mais importante no marketing, que é criar um novo ecossistema do Corinthians. Fizemos uma enquete onde foi eleito o nome Universo SCCP. Estamos numa fase avançada para que todo torcedor tenha em uma tela acesso a tudo que o clube oferece, tornando a jornada mais interessante, mais prazerosa.”

Impacto do marketing no Corinthians

“Geramos um volume muito grande de receita nova em patrocínio e licenciamento, que ajudou o clube a enfrentar suas demandas financeiras, isso em um ano de pandemia, em um ano de enorme recessão econômica, com público somente no último trimestre do ano. Trouxemos patrocinadores exclusivos para o futebol feminino, sendo alguns líderes de mercado em suas áreas, a TOTVS para o basquete, entre outros.

PUBLICIDADE

Para 2022 temos cinco prioridades. Estamos sempre querendo valorizar o clube, temos uma torcida que faz a diferença. Temos o trabalho de tornar o futebol feminino autossustentável.

Outra meta é com conteúdo e transmissão. Queremos que cada vez mais o Corinthians transmita suas competições. Estamos transmitindo jogos da NBB e estamos negociando com outras ligas e federações para que isso possa ser feito. A ideia do Fiel Torcedor é lançar um novo programa no primeiro semestre.

Por fim, lançar o Universo SCCP, que permite que cada torcedor se torne um Fiel Torcedor, que permita que a paixão corintiana seja vivida 24 x 7.”

LEIA TAMBÉM:

Botafogo já sabe o que fazer com parte do investimento de John Textor na SAF; confira
Douglas Costa pede desculpas à torcida do Grêmio, reconhece erros e comunica decisão sobre o futuro
Diego Costa? Corinthians tem centroavante ‘plano B’ caso não chegue a acerto com atacante do Atlético-MG
Flamengo: Paulo Sousa promove “reunião particular” com Gabigol, Bruno Henrique e Pedro
Presidente do Corinthians confirma conversa com Cavani e afirma que clube busca por um 9 fora do Brasil
Sylvinho cogita escalar um Corinthians mais ofensivo em 2022
Corinthians detalha como foi possível contratar Willian e Paulinho
Corinthians confirma contratação de Bruno Melo e abre o jogo sobre a possível vinda de Ivan

PUBLICIDADE