Anderson Luiz de Carvalho, ou simplesmente Nenê, camisa 10, vice-artilheiro e o jogador com mais assistências do Vasco da Gama no século 21, agora se despede do clube.
Bem como, aos 41 anos, sete temporadas, chegou a hora de Nenê dizer um até logo para o Vasco.
Em outras palavras, pelo menos como jogador do time de São Januário, Nenê se despede, pois deve voltar em 2024, aí com um cargo na área administrativa.
Sobretudo, o camisa 10 já pode ser considerado um dos grandes personagens Vascaínos da última década, e conta para isso com números expressivos no Vasco.
Números expressivos e nome na história
Assim, oficialmente, Nenê atuou por quase 200 jogos pelo Cruz-Maltino, ou exatas 199 partidas.
Porém, na contagem do clube, que inclui amistosos, o camisa 10 já possui 204 jogos, com a partida de número 200 acontecendo em 05.03, contra o Flamengo.
Nessa partida, Nenê entrou no segundo tempo da vitória por 1 a 0, valendo pela Taça Guanabara.
Para Nenê, não tem preço: “Completar 200 jogos é especial, estou muito feliz e muito honrado. Só fiquei bravo pois queria fazer um golzinho”, brincou o meia ofensivo, quando da entrevista depois do jogo.
Ainda, desses 204 jogos, 188 Nenê entrou como titular, perdendo espaço nesta temporada, já por conta da parte física.
Esse ano, o jogador passou a ser reserva no time do técnico Maurício Barbieri.
Portanto, Nenê marcou 63 gols, nesses 204 jogos, sendo assim, o segundo maior artilheiro do clube no século 21, ficando atrás apenas de Romário (131 gols).
Mas, o meia ofensivo também é um excelente “garçom”, com uma marca expressiva também em assistências, sendo o primeiro lugar no século: ao todo, foram 50 passes para gols no Vasco.
Nenê marcou seu último gol pelo Cruz-Maltino no mês retrasado, em 23 de fevereiro, sendo um belo gol na goleada sobre o Trem-AP, pela primeira fase da Copa do Brasil.
Foram duas passagens pelo Vasco, a primeira entre 2015 e 2018 e depois entre 2021 e 2023.
Por fim, Nenê conquistou o título do Campeonato Carioca de 2016 e ainda, naquele ano, disputou 17 jogos e marcou sete gols. Já em 2017, foi campeão da Taça Rio.
Agora, Nenê deve se despedir da torcida dentro de campo, em um jogo especial, após sua aposentadoria.
Outra definição é que o camisa 10 pendure as chuteiras ao fim desta temporada.
No Vasco, ainda sem função definida, Nenê tem acordo com a SAF para retornar ao clube em 2024 e iniciar sua carreira fora dos gramados.