Home Vôlei Seleção de vôlei sentado feminino é medalha de prata em torneio na Holanda

Seleção de vôlei sentado feminino é medalha de prata em torneio na Holanda

Brasil fica com o vice em última competição da modalidade antes das Paralímpiadas de Paris que começam em agosto

Carlos Lemes Jr
Olá! Sou Carlos Lemes Jr e sou Jornalista formado, desde 2012, e no Torcedores, desde 2015. Matérias exclusivas pelo site publicadas nos portais IG, MSN e UOL. Escrevo sobre: futebol, mídia esportiva, tênis e basquete. Acredito que o esporte seja uma ótima ferramenta de inclusão, pois, sou cadeirante. Então, creio que uma das minhas "missões" aqui no Torcedores seja cobrir esporte paralímpico. Hobbies: ler, escrever e escutar música.
Seleção de vôlei sentado vai para Paris

Seleção feminina de vôlei sentado é campeã mundial (Alessandra Cabral/CPB)

A seleção brasileira de vôlei sentado feminina ficou com a medalha de prata no torneio de Assen, na Holanda. Na decisão da disputa que terminou no último domingo, 7 de julho, as brasileiras perderam para o Canadá por 3 sets a 2. As parciais foram de 25/21, 25/17, 17/25, 17/25 e 15/12.

PUBLICIDADE

Esse foi o último campeonato antes das Paralímpiadas de Paris, onde o Brasil estará representado tanto pelas mulheres quanto pelos homens, sendo o único país nesta condição. As Paralímpiadas vão de 28 de agosto a 8 de setembro.

Já a seleção masculina encerrou a competição na quarta colocação, após ser superada pelo Cazaquistão na disputa do bronze, também no domingo (7). As duas equipes se alternaram na liderança do placar e o jogo também foi decidido no último set. A vitória dos asiáticos veio com parciais de 21/25, 25/20, 25/18, 18/25 e 15/12.

PUBLICIDADE

O presidente da Confederação Brasileira de Voleibol para Deficientes (CBVD), Angelo Alves Neto, disse estar confiante após a participação das Seleções: “As duas equipes estiveram disputando medalha na competição e é assim que queremos em Paris, nos Jogos Paralímpicos”.

“A prata da equipe feminina e o quarto lugar da equipe masculina mostram que precisamos fazer alguns ajustes para os Jogos Paralímpicos. Ainda temos uma fase de treinamento para continuar trabalhando duro e alcançar nosso objetivo maior, que é conquistar um grande resultado”, afirmou Angelo Alves Neto em material divulgado no site do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

Seleção do Brasil tem seus grupos definidos nas Paralímpiadas

Nos Jogos Paralímpicos de Paris, a equipe brasileira feminina de vôlei sentado disputará o Grupo B, no qual também estão Canadá, Ruanda e Eslovênia. A masculina também está no Grupo B no seu naipe, ao lado de Irã, Alemanha e Ucrânia. As disputas na modalidade começam em 29 de agosto.

Como funciona o vôlei sentado

Na modalidade podem competir homens e mulheres que possuam alguma deficiência física ou relacionada à locomoção. São seis jogadores em cada time, divididos por uma rede de altura diferente e em uma quadra menor do que na versão olímpica do esporte. Os sets tem 25 pontos corridos e, o tie-break, 15. Ganha a partida a equipe que vencer três sets.

PUBLICIDADE

A quadra mede 10m de comprimento por 6m de largura. A altura da rede é de 1,15m no masculino e 1,05m no feminino.

É permitido bloqueio de saque, mas os jogadores devem manter o contato com o solo o tempo todo, exceto em deslocamentos. No Brasil, a modalidade é administrada pela Confederação Brasileira de Voleibol para Deficientes (CBVD).

A Seleção Brasileira estreou na disputa dos Jogos Paralímpicos em Pequim 2008, apenas com a equipe masculina, que terminou a competição em sexto lugar naquela ocasião. Já em Londres 2012, o Brasil teve representantes nos dois gêneros, com as Seleções (masculina e feminina) ficando em quinto lugar.

Entretanto, o melhor resultado brasileiro veio no Rio 2016, com a conquista do bronze pela seleção feminina, campanha que viria a se repetir em Tóquio 2020.

PUBLICIDADE

Já em 2022, a seleção Brasileira feminina de vôlei sentado conquistou o inédito título de campeã mundial em Sarajevo, na Bósnia.

18+ | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo comercial