Home Futebol Grêmio: veja aproveitamento, time-base e desafios na pausa forçada pelo coronavírus

Grêmio: veja aproveitamento, time-base e desafios na pausa forçada pelo coronavírus

Os primeiros passos que o Grêmio deverá dar quando a bola voltar a rolar nos gramados brasileiros

Robson Farias
Colaborador do Torcedores.com.

2020 é um ano atípico. Por conta do coronavírus o mundo parou e com ele o futebol. No último domingo (15) completou uma semana desde que a bola parou de rolar na maioria dos gramados brasileiros sem perspectiva de volta. No caso do Grêmio, o último jogo do Tricolor foi em casa e com uma vitória diante do São Luiz pelo Campeonato Gaúcho.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Sem tempo previsto para entrar em campo outra vez no ano, o Tricolor terá alguns desafios nesse tempo sem futebol e também quando voltar a entrar e campo. Por enquanto é tempo de relembrar os momentos do clube até o último dia 15 e projetar o futuro.

PUBLICIDADE

Campanha do Grêmio até aqui

Grêmio

Lucas Uebel/Grêmio FBPA

A temporada de 2020 começou para o torcedor do Grêmio como nos últimos três anos: cheio de expectativas. Desde 2016, ano onde o Tricolor foi pentacampeão da Copa do Brasil apresentando um ótimo futebol, o torcedor gremista se acostumou a ver o Tricolor jogar diferente e a ser favorito nos torneios onde joga. Tanto que anos depois do penta nacional o Grêmio ainda conseguiu conquistar alguns títulos.

Em 2020, o Grêmio disputará um total de quatro torneios: o Campeonato Gaúcho, a Copa Libertadores, a Copa do Brasil e o Brasileirão. O inicio da temporada não foi como o torcedor gremista imaginava. Apesar dos reforços, o Tricolor perdeu dois títulos até a parada por conta do coronavírus, a Recopa Gaúcha e o primeiro turno do Campeonato Gaúcho diante do Caxias. Na Copa Libertadores da América o Tricolor começou com o pé direito e ainda está invicto mesmo depois dos dois jogos, dentre eles um Gre-Nal pra lá de polêmico.

Até o momento, o Tricolor fez um total de 13 jogos. Deste número, o clube venceu oito, empatou dois e perdeu três. Os números do ataque gremista foram bem positivos tendo feito até aqui um total de 19 gols, uma média de 1.4 gols por jogo.

O principal desafio gremista quando a bola voltar a rolar

Grêmio

Lucas Uebel/Grêmio/FBPA

Dentro das quatro linhas o técnico Renato Portaluppi tem um objetivo principal quando o futebol finalmente voltar no Brasil: montar o seu time titular. Nesta temporada, o clube recebeu bons nomes como por exemplo o lateral-esquerdo Caio Henrique e o volante Lucas Silva. Apesar dos reforços, Portaluppi ainda não definiu quem são os 11 jogadores titulares da equipe já que no estadual, por exemplo, vem testando atletas de forma variada.

PUBLICIDADE

As consequências do Covid-19 no futebol e nas finanças do Grêmio 

Grêmio

Lucas Uebel/Grêmio FBPA

A parada por conta do coronavírus sem dúvidas terá impactos na economia como um todo e o futebol será um de vários setores atingidos. Por conta disso, o principal problema do Grêmio nessa parada será a reconstrução financeira do clube. Romildo Bolzan, o presidente gremista, estima uma grande perda de receita nos próximos meses já que o clube precisará arcar com despesas como qualquer empresa.

A queda desta receita deriva de alguns fatores. Os principais dizem respeito às cotas de TV e premiaçãoes que o clube ganharia neste começo de temporada, como por exemplo o valor dado da Conmebol para os clubes mandantes nos jogos da fase de grupos da Libertadores. Além disso, nos próximos meses, o Tricolor deverá ter baixa nas vendas dos seus produtos oficiais e até mesmo um grande número de sócios deixando de contribuir com o clube.

Ações positivas do Grêmio contra o coronavírus

Grêmio

Divulgação/Grêmio FBPA

Apesar da parada, o Grêmio assim como vários clubes, tem se mostrado dedicado no combate contra o coronavírus. O departamento de comunicação do clube esteve ativo desde a parada pedindo para que os seus torcedores fiquem em casa nesse período de quarentena. Nas redes sociais, o clube utilizou de atletas e artistas para consciencializar o seu torcedor. Além disso, o clube também está diariamente interagindo com o seus torcedores.

Com a parada momentânea no futebol, não há expectativas para o retorno das competições. O Campeonato Gaúcho está suspenso até o final do mês. A Libertadores segue o mesmo rumo do estadual gaúcho.

LEIA MAIS:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE