Home Extracampo 57 anos: Relembre a trajetória de Tite até chegar à seleção brasileira

57 anos: Relembre a trajetória de Tite até chegar à seleção brasileira

No dia 25 de maio de 1961, nascia o homem que teria em sua responsabilidade trazer o Hexa para o Brasil em 2018: Adenor Leonardo Bachhi, mais conhecido como Tite.

Gabriela Lira
Colaborador do Torcedores

Com inúmeros títulos e uma carreira vitoriosa, não é a toa estar no comanda da seleção brasileira atualmente. Conquistou desde campeonatos estaduais, tanto o maior título entre os clubes: Mundial. Em sua história, Tite além de acumular vitórias como técnico, também foi jogador de futebol.

Natural de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, Tite iniciou sua carreira em 1978, como jogador do clube da cidade, o Caxias. Lá atuou em 121 jogos, marcou oito gols e permaneceu até ser vendido ao Esportivo de Bento Gonçalves, em 1984 e um ano depois, foi para Portuguesa onde atuou em 21 partidas e fez seis gols. Mas seu auge veio quando atuou pelo Guarani, em 84.

PUBLICIDADE

O volante estreou diante do Santos, mas sofreu uma lesão no joelho e precisou ficar fora dos gramados por mais de um ano. Ao voltar, levou o Guarani a final do Brasileirão de 1987, alcançando o vice campeonato e também vice no Paulistão de 1988. Por lá, ficou durante cinco anos.Aos 28 anos, Adenor decidiu encerrar a carreira após inúmeras lesões nos joelhos.

Em 1990, o ex-jogador teve sua estreia como técnico, assumindo o Guarani de Garibaldi. Também teve passagens pelo Ypiranga de Erechim, Caxias, Juventude e Veranópolis. Foi no clube onde começou jogando que ele ganhou notoriedade: em 2000, sob comando do Caxias.
No clube gaúcho, ele ganhou o Campeonato estadual diante do Grêmio. E após isso, foi chamado para treinar o Tricolor. Lá também foi campeão gaúcho, ao todo, foram 96 jogos e 45 vitórias.

PUBLICIDADE

Teve rápida passagem pelo São Caetano até sua primeira vez no Corinthians, em 2004, mas em 2005, com o time cheio de estrelas como Carlitos Tevez, foi dispensado do clube. No mesmo ano partiu para o Atlético-MG e atuou no clube mineiro 17 rodadas do Brasilerão apenas.

O técnico da seleção teve rápidas passagens pelo Al Ain, no rival do time aonde se consagrou: o Palmeiras e no Al-Wahda. E em 2008 conquistou a Sul-Americana pelo Internacional.

Em 2010 começa a história de Tite como ídolo do Corinthians: Além das passagens de 2004 a 2005, ele também ficou de 2010 a 2013 e de 2015 a junho de 2016, quando assumiu a seleção Brasileira.

No Corinthians, Tite ganhou absolutamente tudo: Foi campeão paulista de 2013, Brasileiro em 2011 e 2015, Libertadores da América inédita e invicta para o Timão em 2012, além do Mundial de clubes do mesmo ano. Ganhou Recopa e Sul-Americana em 2013 também. Se tornou o técnico mais vitorioso da equipe e o segundo com mais partidas. Foram 378 jogos.

PUBLICIDADE

Após anos inquestionáveis no Corinthians, Tite recebeu convite para treinar a seleção brasileira em 2016. Em 16 partidas, ganhou 12 vezes, empatou três e perdeu somente uma vez. Com 37 gols marcados e apenas cinco sofridos. 88,8% de aproveitamento.

A classificação adiantada e tranquila para Copa do Mundo, agrada os brasileiros que aguardam o mundial da Rússia.