Home Futebol The Best, Bola de Ouro e melhor da UEFA: confira quais são as diferenças entre os prêmios

The Best, Bola de Ouro e melhor da UEFA: confira quais são as diferenças entre os prêmios

Os prêmios individuais se diversificaram, e com a recente separação dos prêmios ”The Best” e a Bola de Ouro, os critérios para escolher-se o melhor do mundo são diferentes entre a FIFA e a revista France Football.

Bruno Romão
26 anos, jornalista formado pela Universidade Estadual da Paraíba, amante da escrita, natural de Campina Grande e um completo apaixonado por futebol. Contato: [email protected]

Muita gente se confunde sobre quem decide o jogador que será eleito como melhor do mundo, ou da Europa. Agora, que estamos na reta final dos prêmios ”The Best” da FIFA e ”Bola de Ouro” da France Football, confira quais são os critérios utilizados nas premiações que mexem com o mundo do futebol.

Prêmio UEFA para o melhor jogador da Europa

É concedido pela UEFA o prêmio de melhor jogador atuando na Europa durante todo o ano. É um prêmio anual e conta com a colaboração da European Sports Media, a Associação Europeia de Publicações de Futebol. Este prêmio reconhece o melhor jogador de um clube europeu durante a temporada anterior, tanto em nível de clube quanto em nível de seleção. Votam os 80 técnicos que participaram da Liga dos Campeões e 55 jornalistas, um para cada Federação do ESM. Neste edição, Luka Modric foi eleito melhor da Europa e ficou com o prêmio.

PUBLICIDADE

”The Best” da FIFA

É o prêmio mais global entre os três. Um júri da FIFA, que é composto por 13 lendas do mais alto escalão futebolístico, Sami Al Jaber (Arábia Saudita), Emanuel Amunike (Nigéria), Cha bum-Kum (Coréia do Sul), Fabio Capello (Itália), Didier Drogba (Costa do Marfim) ), Kaká (Brasil), Lampard (Inglaterra), Mattäus (Alemanha), Nesta (Itália), Parreira (Brasil), Ronaldo (Brasil, Andy Roxburgh (Escócia) e Wynton Rufer (Nova Zelândia), tem a responsabilidade de escolher, no final da temporada, uma lista de 10 jogadores que irão disputar a premiação.

Desse momento, começa o período de votação em que fãs, jornalistas, treinadores e capitães das seleções nacionais tem o poder de votar com 5, 3 e 1 ponto em três jogadores. É levada em conta os méritos e as conquistas de cada concorrente, atuando pela seleção e pelo seu clube. Os três mais votados, automaticamente, se tornam os finalistas, sendo o mais votado o vencedor do ”The Best”.

PUBLICIDADE

Bola de Ouro

Criado em 1956, pela revista francesa France Football, é o prêmio mas antigo entre os três. Durante 2009 e 2015, houve uma unificação com o ”The Best” da FIFA. A grande diferença da Bola de Ouro é que se leva em conta o ano todo, começando por janeiro, e não a temporada, por isso é realizado em dezembro. Ficam responsáveis pela votação os membros da federação internacional e jornalistas, que podem atribuir pontuações de 6, 4, 3, 2 e 1 para cinco jogadores. O que obtém a melhor soma, fica com o prêmio.

LEIA MAIS

Investimento alto: veja o top-10 de maiores salários entre os jogadores que atuam na Itália

Lopetegui não se arrepende de trocar seleção espanhola pelo Real: “Tomei uma decisão e tomaria de novo”