Home Futebol Paratletas relatam obstáculos de se viver em um país nada acessível

Paratletas relatam obstáculos de se viver em um país nada acessível

Palpites de futebol todos os dias

Felipe Silva
Fala pessoal! Meu nome é Felipe Silva, tenho 19 anos e sou estudante de jornalismo. Sou apaixonado por esportes e principalmente futebol, a coisa que mais amo na vida. Busco realizar meus sonhos na área e aprender cada dia mais com meus colegas de profissão, cujo tanto admiro. Estou aberto a qualquer coisa, seja um bate papo, sugestão e crítica. Um grande abraço!

Andar pelas ruas do país e encontrar alguma irregularidade é algo comum. O fato que é levantado por conta dessas ruas danificadas é como pessoas que necessitam de melhores condições pra transitar são afetadas. Segundo o último censo demográfico do IBGE, 45 milhões de brasileiros sofrem de algum tipo de deficiência física, e assim, enfrentam a falta de acessibilidade. Mas o que é acessibilidade? O termo tem origem na palavra em Latim accessus, que significa “aproximação, chegada”, acessibilidade é a qualidade do que é acessível, aquilo que é atingível, que tem acesso fácil. Mas será que encontramos essa acessibilidade?

PUBLICIDADE

A Lei Nº 10.098, de dezembro de 2000, estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências.

Segundo a lei de contratação de funcionários com deficiência, empresas são obrigadas a abrir vagas para essas pessoas com necessidades físicas, variando a porcentagem do número de funcionários na empresa, como locais com até 200 funcionários 2% das vagas são destinadas a deficientes físicos e assim aumentando a porcentagem em relação ao número de trabalhadores na empresa.

PUBLICIDADE

No final de 2019, o presidente da república, Jair Bolsonaro (sem partido), enviou à Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 6.159/2019 que desobriga empresas de adotarem uma política de cotas para pessoas com deficiência ou reabilitadas, as empresas podem substituir a contratação pelo pagamento de um valor correspondente a dois salários mínimos mensais. O que gerou muita polemica na época, como um passo atrás para a inclusão de pessoas com deficiência física.

Para esse artigo conversei com dois paratletas, onde puderam contar suas histórias e dificuldades que encontram no dia a dia.

Wesley Soares, 21, é atleta do time de amputados do Assama Maringa, do Paraná. Aos 18 anos Soares descobriu através de exames que estava com um câncer na perna, e isso causou a amputação dela. Ele descobriu através da modalidade do futebol de amputados um novo rumo em sua vida, sendo um dos melhores em sua posição de zagueiro. O jovem atleta que já foi convocado até para a seleção brasileira de amputados conta que nem todos entendem a dificuldade que uma pessoa com deficiente física passa. “Às vezes estou sentado no banco preferencial e as pessoas antes de procurar saber já vem falando pra sair, que ali é lugar de idosos”, conta.

A situação das ruas também prejudica essa classe que sofre com a falta de acessibilidade no cotidiano, e que piora ainda é a falta de conscientização e o bom senso de auxiliar e perceber a conjuntura das dificuldades. “As maiores dificuldades são em algumas calçadas que a gente anda que não são niveladas e isso dificulta pra a gente andar, nos transportes públicos também, nem sempre as pessoas sedem o lugar”, completa.

PUBLICIDADE

Pâmela Pereira, 32, é atleta paralímpica na modalidade de vôlei sentado. Ela ganhou a medalha de bronze nas paraolimpíadas do Rio em 2016 e prata em Lima em 2019. Em 2014 ela se envolveu em um acidente que fez ela perder uma de suas pernas e encontrou por meio de colegas a modalidade de vôlei sentado. Ela conta os deficientes físicos devem ser tratados igualmente, e com respeito por todas as dificuldades que passam. “Tem muita gente que olha com aquele jeito de coitada, mais com um sorriso no rosto e de cabeça erguida sigo minha vida. Lutei junto com a minha família e amigos e juntos conseguimos vencer mais essa luta”, disse a atleta.