Home Esportes Radicais Finais em Trestles estão definidas. Confira os surfistas que vão disputar o título da WSL

Finais em Trestles estão definidas. Confira os surfistas que vão disputar o título da WSL

Brasil terá três atletas na disputa pelo título mundial em 2022

Thais May Carvalho
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e mestranda de Ciências da Comunicação na Universidade de São Paulo, sou colaboradora do Torcedores.com desde 2020. Escrevo sobre diversas modalidades, com foco mais voltado para futebol americano, beisebol, surfe, tênis, futebol, hóquei no gelo e basquete.

Após dez etapas que passaram por Pipeline, Sunset, Portugal, Bells Beach, Margaret River, G-Land, El Salvador, Jeffreys Bay, Rio de Janeiro e finalmente o Tahiti, os nomes dos cinco homens e das cinco mulheres que vão disputar a WSL Finals foram definidos.

PUBLICIDADE

TOP 5 MASCULINO

Entre os homens, os cinco que garantiram um lugar na briga pelo título mundial foram: 1° Filipe Toledo (Brasil), 2° Jack Robinson (Austrália), 3° Ethan Ewing (Austrália), 4° Ítalo Ferreira (Brasil) e 5° Kanoa Igarashi (Japão).

Dentre esses cinco primeiros colocados, apenas Ítalo já ganhou o título mundial, em 2019, mas este ano ele não passou das semis em nenhuma etapa. Já Filipe é o que está na elite há mais tempo – são quase 10 anos em busca deste objetivo. O brasileiro foi o surfista com melhores resultados em 2022, com duas vitórias – em Bells e no Rio – e outras três finais. Os dois são os únicos homens do top 5 que surfaram neste formato da WSL Finals no ano passado.

Robinson também teve uma excelente temporada, conquistando dois títulos consecutivos em Margaret e G-Land. Enquanto isso, Ewing, uma grande promessa do surfe australiano há alguns anos, conseguiu sua primeira vitória no tour na África do Sul. Por fim, Kanoa Igarashi teve como seu melhor resultado um segundo lugar em Sunset. Porém, seu grande triunfo foi no Tahiti, já que ele é o único da lista que não estava no top 5 no início da etapa, mas mesmo assim conseguiu garantir sua vaga nas finais.

PUBLICIDADE

TOP 5 FEMININO

No lado feminino, as cinco surfistas classificadas para a grande final da WSL foram: 1° Carissa Moore (Havaí), 2° Johanne Defay (França), 3° Tatiana Weston-Webb (Brasil), 4° Brisa Hennessy (Costa Rica) e 5° Stephanie Gilmore (Austrália).

PUBLICIDADE

Apesar de ter tido vários altos e baixos ao longo do ano, Tatiana foi a única mulher que ganhou duas etapas em 2022 – ela foi campeã em Portugal e J-Bay. A brasileira espera poder se vingar da derrota na final do ano passado, quando Carissa sagrou-se pentacampeã mundial. Apesar de ter sido a primeira a garantir a vaga no top 5, a havaiana venceu apenas uma das quatro finais que disputou no ano, em Saquarema.

Além de Carissa, Defay teve o ano mais consistente entre as mulheres. Ela foi ao menos quinta colocada em todas as etapas e ainda venceu o campeonato em G-Land. Já Gilmore, que perdeu a primeira competição em Pipeline por conta da COVID-19, conseguiu mais uma conquista inédita na carreira em El Salvador, o que foi essencial para que ela chegasse no top 5. Nessa lista, a única surfista que não estava presente na WSL Finals em 2021 era Hennessy. No entanto, seu primeiro título da carreira no tour, em Sunset, e o vice no Tahiti garantiram que a costarriquenha ficasse entre as cinco melhores do mundo.

COMO FUNCIONA A FINAL DA WSL 

A Rip Curl WSL Finals acontece entre os dias 8 e 16 de setembro nas ondas de Trestles, na Califórnia. Este formato, que estreou na temporada de 2021, funciona da seguinte forma:

Round 1: 5° vs 4° colocado do ranking mundial

PUBLICIDADE

Round 2: vencedor do round 1 vs 3° colocado do ranking

Round 3: vencedor do round 2 vs 2° colocado do ranking

Round 4: vencedor do round 3 vs 1° colocado do ranking

No caso do round 4, a disputa é feita num esquema melhor de 3 baterias, ou seja, quem vencer duas é coroado campeã(o) mundial. Já os rounds anteriores são uma bateria única.

PUBLICIDADE