Home DESTAQUE Relembre as 10 maiores polêmicas do Campeonato Brasileiro

Relembre as 10 maiores polêmicas do Campeonato Brasileiro

Neste final de semana, mais um Campeonato Brasileiro tem inicio. Em um campeonato marcado por muita polêmica dentro e fora do campo, o site Torcedores.com traz para você leitor, as 10 maiores polêmicas do torneio até hoje.

Emanuel de Cássio dos Santos Baldan
Futuro estatístico. Aliando números com o esporte.

Crédito da foto: Divulgação/CBF

  1. O primeiro caso de doping do campeonato: Em 18/11/1973, o atleta Campos, do Atlético-MG foi o primeiro jogador flagrado no exame antidoping da história do torneio. Após marcar dois gols na vitória do seu time contra o Vasco, o exame detectou a presença da substância efedrina na sua urina. Pegou gancho de seis meses.
  2. Recorde de participantes: Na edição do ano de 1979, o Campeonato Brasileiro contou com a participação de 94 clubes, o recorde de participantes até hoje. Corinthians, Santos e São Paulo acabaram não disputando a edição, devido ao calendário apertado.
  3. Dois campeões brasileiros no mesmo ano: Devidos a problemas financeiros, em 1987 a CBF decidiu não organizar o torneio. O Clube dos 13, decidiu organizar a competição. A CBF voltou atrás e organizou a Copa União, que em regulamento previa um quadrangular final dos dois melhores de cada módulo. Flamengo, Internacional, Sport e Guarani se classificaram, mas com a recusa de Inter e Flamengo de disputarem o quadrangular final, Sport e Guarani venceram seus jogos por W.O.. Na decisão, o time pernambucano levou a melhor e ficou com a taça. Flamengo e Internacional jogaram entre si, e o Flamengo levou a melhor no confronto. A CBF reconhece o Sport como campeão Brasileiro de 1987.
  4. Superlotação no Maracanã: Em 17/07/1992, 122 mil pessoas foram ao Maracanã assistir à final entre Flamengo e Botafogo. Devido a superlotação, uma grade da arquibancada cedeu, deixando centenas de pessoas feridas, além da morte de oito flamenguistas.
  5. Taça das Bolinhas: Uma das grandes polêmicas do futebol brasileiro. Em 1992, o Flamengo conquistou o Campeonato Brasileiro pela quinta vez, o que lhe daria a posse definitiva da taça. A equipe chegou a comemorar, porém devolveu a taça para a CBF. No ano de 2007 o São Paulo também tornou-se pentacampeão. Em 2010, a CBF oficializou o São Paulo, como o primeiro pentacampeão brasileiro.
  6. Viradas de Mesa: A primeira virada de mesa do futebol brasileiro aconteceu em 1993. Com a queda do Atlético-MG e o fraco desempenho do Grêmio na Série B, a CBF decidiu rebaixar apenas os clubes pequenos e inchou o torneio do ano seguinte, para que o Grêmio pudesse subir. A segunda virada de mesa, aconteceu no ano de 1996. Após um escândalo de arbitragem, Fluminense e Bragantino, foram salvos pela CBF, aumentando o número de participantes para 26 no próximo campeonato. A terceira virada de mesa, aconteceu em 2000 com a criação da Copa João Havelange, que trouxe de volta Fluminense, Bahia, América-MG e Juventude para a primeira divisão.
  7. Márcio Rezende de Freitas: O árbitro ficou famoso no Campeonato de 1995, após polêmica na final do campeonato entre Botafogo e Santos, onde vergonhosamente o árbitro validou um gol ilegal do time carioca e anulou um gol legítimo do Santos, dando o título para o Botafogo. Se não bastasse, dez anos mais tarde, em 2005, ele voltou a protagonizar uma arbitragem asquerosa. Corinthians e Internacional se enfrentaram em uma partida, que praticamente decidia o título do campeonato. Márcio Rezende de Freitas não marcou pênalti claro de Fábio Costa em Tinga e ainda expulsou o volante por simulação. O empate aproximou os paulistas de sua quarta conquista.
  8. Máfia do Apito: O Campeonato Brasileiro de 2005 ficou marcado pelo escândalo de arbitragem, conhecido com Máfia do Apito. Onze jogos apitados por Edílson Pereira de Carvalho foram anulados e remarcados pelo STJD. O Corinthians acabou beneficiado, pois em dois jogos que havia perdido (Santos e São Paulo), conseguiu conquistar quatro pontos e ficou com a taça.
  9. Oficialização de títulos nacionais: Em 22/12/2010, a CBF reconheceu os títulos da Taça Brasil e do Torneio Roberto Gomes Pedrosa como conquistas nacionais, os equiparando ao Campeonato Brasileiro. Com essa decisão, Santos e Palmeiras passaram a ser os detentores do maior número de títulos brasileiros (oito títulos cada). Bahia, Botafogo, Cruzeiro e Fluminense passaram a ter mais um título em sua história.
  10. Caso Héverton: Um dos casos mais assombrosos do futebol brasileiro, aconteceu no ano de 2013. A Portuguesa se mantinha na primeira divisão, após empate por 0x0 contra o Grêmio. Se mantinha, se não fosse a escalação do meia Héverton. O jogador, que entrou aos 32 do segundo tempo, foi expulso na antepenúltima rodada do Brasileiro, cumpriu a suspensão, só que ganhou mais um jogo de gancho do STJD. Paulo Schimitt, procurador-geral do STJD informou que denunciaria a Portuguesa pela infração. O time foi julgado e acabou sendo rebaixado. Com o rebaixamento da Portuguesa, o Fluminense escapou do descenso para a Série B.