Home Futebol Por que a Ponte Preta tem este nome?

Por que a Ponte Preta tem este nome?

11 de agosto de 1872: inauguração da ferrovia paulista Jundiai – Campinas. 11 de agosto de 1900: fundação da Associação Atlética Ponte Preta.

Rosana Colodel
Colaboradora do Torcedores.com. Contato: [email protected]

E o que essas datas tem em comum: Sim, uma ponte preta que dá origem ao nome do clube do interior paulista. Acompanhe a história:

1870: que ponte é essa?

A origem do clube ponte pretano começa lá em 1870, junto ao desenvolvimento da cidade. Naquele ano, foi iniciada a construção de uma ferrovia em Campinas – SP. E para a instalação dos trilhos dessa ferrovia foi requisitada a instalação de uma ponte. A ponte foi construída de madeira, e para conservá-la foi tratada com piche, que é da cor preta.

PUBLICIDADE

30 anos depois – A fundação da Ponte Preta – o clube

Ainda na cidade de Campinas, mas o ano é 1900. Alunos do Colégio Culto à Ciência passavam as tardes jogando bola em campos do bairro Ponte Preta  (também nomeado em virtude da ponte).

Em 11 de agosto daquele ano, os alunos resolveram fundar um clube e claro, não tiveram dúvidas do nome. Ali surgia a Associação Atlética Ponte Preta. O clube mais antigo do estado foi fundada pelo Capitão João Vieira da Silva, Theodor Kutter, Hermenegildo Wadt e Nicolau Burghi. 30 anos depois da construção de uma ponte, de cor preta.

PUBLICIDADE

Curiosidades do clube

O Estádio Moisés Lucarelli foi erguido e inaugurado (no bairro Ponte Preta) 48 anos depois. Antes, no local existia uma casinha onde hoje é o centro do gramado. O terreno foi comprado pelo próprio Moisés e foi construído em regime de mutirão.

Ele também tem um busto que foi inaugurado em 1960. Em 1996, o então presidente virou o busto em direção ao estádio para que “ele pudesse assistir aos jogos”, acreditando que traria sorte ao time. Já em na gestão, o busto voltou a posição normal.

Moisés era cobrador da mensalidade dos sócios do clube na época que o valor era 300 réis e o clube tinha 38 sócios.

Os torcedores também podem comemorar. Foi aprovado em 1999 pela Câmara Municipal – A Semana Ponte Pretana. Todos os anos, na semana que engloba o dia 11 de agosto, são realizadas atividades em comemoração ao aniversário do clube.

PUBLICIDADE
Ponte Preta

A Ponte que deu origem ao bairro e mais tarde ao clube

 

Leia Mais:Coxa – Branca: Conheça a origem do apelido dado ao time do Coritiba

 

“Este texto é parte do especial “Os porquês do esporte” do Torcedores, que busca esclarecer as dúvidas mais recorrentes dos internautas brasileiros”.

PUBLICIDADE