Home Futebol Atlético-MG é o time com mais viradas no Brasileirão; saiba as mais marcantes na história

Atlético-MG é o time com mais viradas no Brasileirão; saiba as mais marcantes na história

Após sair atrás do placar, Galo virou e venceu o Fortaleza por 3 a 2 no Campeonato Brasileiro; relembre grandes viradas atleticanas

Por Arthur Santos Eustachio em 27/06/2022 10:02 - Atualizado há 2 anos

Reprodução/Pedro Souza - Atlético-MG

Um dos cantos da torcida do Atlético-MG quando o time se vê em desvantagem no placar é “O Galo é o time da virada”. Não é sem razão que o torcedor do Galo canta o verso: o clube mineiro foi o que mais venceu jogos de virada no Campeonato Brasileiro na era dos pontos corridos, ou seja, desde 2003. São 49 vitórias de virada, segundo dados do jornalista Rodolfo Rodrigues, do portal “UOL Esporte”.

Assim foi contra o Fortaleza neste fim de semana, em jogo da 14ª rodada do Brasileirão. O Atlético-MG perdia por 2 a 0 até os 30 minutos da segunda etapa. A virada veio com gols de Rubens, de Réver e de Matheus Jussa, contra – este aos 51 minutos.

O Galo, bem como o Flamengo, tem 49 vitórias de virada no Brasileirão desde 2003; mas o time alvinegro tem menos jogos. Em 2006, o Atlético-MG disputou a Série B. Além disso, não entrou em campo na última rodada da campanha de 2016, devido ao acidente aéreo da Chapecoense, na Colômbia.

Dessas muitas viradas algumas são bastante marcantes para o torcedor atleticano. Confira dez viradas notáveis do Atlético-MG desde 2003 – notáveis quer pela diferença de gols, quer pela relevância do jogo, quer pelo tempo entre os gols.

Grandes viradas do Atlético-MG no Brasileirão

Bahia 2 x 3 Atlético-MG – 2021

Na ocasião, o Atlético-MG perdia por 2 a 0; só que virou com três gols num intervalo de apenas cinco minutos. O resultado carimbou definitivamente a conquista do Campeonato Brasileiro do ano passado.

Atlético-MG 3 x 2 Fluminense – 2012

Tratava-se do encontro entre líder e vice-líder, no Estádio Independência. Era preciso que o Atlético-MG vencesse para se manter na disputa. No entanto saiu perdendo, com gol de Wellington Nem aos 10 minutos da segunda etapa. Jô marcou duas vezes e pôs o Alvinegro na frente; só que, pouco tempo depois, Fred empatou. Quando parecia que a partida se encerraria assim, o zagueiro Leonardo Silva marcou aos 47 minutos do tempo final, em assistência de Ronaldinho Gaúcho.

Santos 2 x 3 Atlético-MG – 2008

Naquele Brasileirão o time atleticano terminou a temporada na parte do meio para baixo da tabela. Mas um dos bons momentos da temporada de centenário do Atlético-MG foi a vitória na Vila Belmiro, após 60 anos. Sem vencer no estádio do Santos desde 1948, o Atlético-MG superou o tabu à Atlético. Foi do 0 a 2 no marcador para o 3 a 2 com gols de Jael, de Márcio Araújo e de Raphael Aguiar.

Atlético-MG 3 x 2 Fortaleza – 2022

Com escalação mais para reserva do que titular, o Atlético-MG assistiu a Romarinho marcar duas vezes e colocar o Fortaleza em vantagem antes dos 30 minutos da etapa inicial. Porém as mudanças de Turco Mohamed, a força da torcida e as atuações de Rubens e Vargas mudaram o Galo depois do intervalo. A virada aconteceu com um gol no último lance do jogo, aos 51 do segundo tempo.

Atlético-MG 3 x 2 Corinthians – 2020

Depois de grande estreia no Brasileirão, com vitória por 1 a 0 sobre o Flamengo no Maracanã, o Atlético então treinado por Jorge Sampaoli tomou susto na rodada seguinte, pois o Corinthians abriu 2 a 0 no primeiro tempo. Sob liderança dos meias Hyoran e Nathan, o Galo fez três gols em menos de dez minutos, vencendo a partida por 3 a 2.

Juventude 1 x 2 Atlético-MG – 2021

Em partida da 15ª rodada, era necessário que o Atlético-MG ganhasse para tomar a ponta da tabela. Mas o Juventude saiu na frente com gol do atacante Pauinho Bóia, no último lance da etapa primeira. O Galo reagiu. Hulk, aos 30 minutos do segundo tempo, fez o gol de empate; e o gol da virada, que valeu a liderança, foi marcado por Nathan Silva – aos 46. O Atlético-MG não abandonou mais o primeiro lugar.

Atlético-MG 3 x 2 Botafogo – 2012

No embate entre Ronaldinho Gaúcho e Seedorf no futebol brasileiro, o jogador do Galo prevaleceu. O Botafogo até abriu o placar com Andrezinho: o Galo empatou e virou com Escudero e Jô. Andrezinho empatou de novo, agora nos minutos finais da partida – dificultando a vida do então líder do Brasileiro. Só que Neto Berola fez o derradeiro gol do Atlético aos 43 minutos do segundo tempo, após assistência de calcanhar do lateral-direito Carlos César.

Cruzeiro 1 x 3 Atlético-MG – 2017

Foi uma campanha do Brasileirão com duas viradas sobre o Cruzeiro, e ambas por 3 a 1. Contudo a partida do segundo turno foi mais especial para o Atlético-MG, pois era jogo frente um Cruzeiro que havia conquistado a Copa do Brasil algumas semanas antes e num Mineirão lotado de torcedores do rival. Thiago Neves pôs a Raposa na frente no primeiro tempo; mas em boa atuação de Robinho no Galo, com dois gols, o Atlético-MG empatou o clássico e virou em seguida, na segunda etapa.

Atlético-MG 2 x 1 Ceará – 2018

O Atlético-MG tentava tirar desvantagem do líder Flamengo, e na última partida antes da paralisação para a Copa do Mundo o clube mineiro recebeu o Ceará, que estava em último da competição. Ainda assim, não foi sem dificuldade que o time ganhou. A equipe cearense fez primeiro, aos 32 minutos do segundo tempo. Róger Guedes e Luan viraram o jogo, com gols aos 35 e 46 minutos do segundo tempo. Na comemoração do gol da virada, o então presidente do Galo, Sérgio Sette Câmara, rompeu o tendão de Aquiles da perna direita, e teve de ser operado alguns dias depois. 

Corinthians 1 x 2 Atlético-MG -2021.

Hulk ainda não tinha o status de ídolo no clube. Mas, nesta atuação contra o Corinthians na Neo Química Arena, já se prenunciu o respeito que o craque conquistaria entre os atleticanos. O Galo perdia por 1 a 0, depois de gol de Gustavo Mosquito; mas Hulk colocou o time mineiro na frente, com dois belos gols: um de falta e outro de perna direita.

Clique aqui e saiba mais sobre Futebol

Exit mobile version