Home Futebol Ex-Internacional, Marcos Guilherme vira peça que o São Paulo procurava no mercado

Ex-Internacional, Marcos Guilherme vira peça que o São Paulo procurava no mercado

Atacante já teve passagem pelo clube e, de volta, torna-se o atleta de lado de campo que Rogério Ceni buscava; leia mais

Arthur Santos Eustachio
Meu nome é Arthur Santos Eustachio. Sou formado em Jornalismo pela Cásper Líbero. Atuo como produtor de conteúdo para sites e mídias digitais. Escrevo notícias sobre esportes em geral - hoje principalmente na área de automobilismo: Fórmula 1, MotoGP e Nascar. Já trabalhei na 365Scores e como administrador de páginas esportivas. Meus esportes favoritos são futebol, tênis, basquete e Fórmula 1. Minhas maiores referências são Cristiano Ronaldo, Novak Djokovic e Max Verstappen. No mais, curto ler, ouvir música, assistir filmes e, claro, praticar esportes.

Nesta quarta-feira (20), o São Paulo enfrenta o Internacional em Porto Alegre, em jogo válido pela 18ª rodada do Brasileirão Série A. O Inter é um oponente pela vaga direta da Libertadores da próxima temporada. Porém, para a partida, Rogério Ceni contará, finalmente, com o atacante veloz de lado de campo que ele tanto pede desde o começo do ano.

PUBLICIDADE

Na verdade, assim que assinou com o clube, em 2021, o técnico destaca a carência de um atleta velocista para compor o elenco. O fato é que este atleta, com estas características, vem do mesmo Internacional. Trata-se de Marcos Guilherme, que integrou o São Paulo depois de rescindir vínculo com a equipe gaúcha.

“Como o presidente [do São Paulo] Júlio Casares disse, nos encontramos acidentalmente em Porto Alegre. Eu ainda era atleta do Internacional. Mas exprimi o desejo de retornar. Era um grande sonho e um objetivo. Estou muito feliz por voltar”, falou Marcos Guilherme.

PUBLICIDADE

No Campeonato Brasileiro da temporada passa, o jogador vestiu a camiseta do Santos. Lá mostrou ser versátil. Jogando quer pela esquerda quer pela direita, fez a função de ponta e de meio-campista. Marcos Guilherme destacou-se também pela confiabilidade. De 35 partidas disputadas, foi titular em 32. “Posso atuar de segundo atacante, como ala direita ou meia direita. Onde o Rogério precisar”, disse o jogador.

Regularizado, atleta supre carência no elenco tricolor

Marcos Guilherme está disponível para começar sua segunda passagem pelo Tricolor, depois de regularização no Boletim Informativo Diário, da CBF. O atacante teve boa participação em 2017, quando o São Paulo lutava para não cair. Com efeito, Guilherme era a única alternativa de velocidade daquele time.

Após a saída de Marquinhos para o Arsenal, da Inglaterra, o São Paulo ficou só com Jonas Toró e o Caio no ataque pelas beiradas. Toró realizou seis jogos este ano, e fez um gol. Mas, conforme informa o “UOL”, a avaliação interna é de que ele tem de evoluir no aspecto tático para ter mais chances. Quanto a Caio, uma das joias da base, realizou dois jogos e fez um gol em 2022; porém, lesionou o ligamento do joelho direito em jogo pela seleção sub-20. Portanto, operou e só retorna ano que vem.

Marcos Guilherme: histórico do jogador

Embora com 26 anos, Marcos Guilherme tem bagagem. O atacante chegou ao Inter em 2020 e teve a melhor fase quando a equipe arrancou com o treinador Eduardo Coudet. Foi titular e se adaptou sem dificuldades a uma posição pelo meio. Antes de Coudet sair do clube, Guilherme havia ido ao banco; entretanto, com o comando de Abel Braga, o quadro não melhorou.

PUBLICIDADE

Marcos Guilherme ficou um bom tempo fora das primeiras opções. Além disso, a torcida o criticava. Contudo, Abel tentou recuperá-lo, o que não ocorreu. Caio Vidal, da base, ocupou o lugar que poderia ser de Guilherme no elenco.

Assim, na temporada passada, quando voltou a fazer um gol depois de um longo tempo, não conteve as emoções. Ainda que contasse com suporte interno, do grupo e da cúpula diretiva, decidiu ir para o Santos por empréstimo. No total, disputou 61 jogos com o Internacional, onde fez cinco gols e deu cinco assistências.

O empréstimo com o Peixe rompeu-se antes do término; no entanto, a passagem na Vila Belmiro foi avaliada como positiva. Em 58 partidas entre 2021 e 2022, Guilherme anotou gols e registrou quatro assistências.

De volta ao Inter, o atleta tinha somente seis meses de contrato e não seria aproveitado. Portanto, a rescisão sucedeu em comum acordo entre ambas as partes, a fim de que ele continuasse a carreira em outro clube.

PUBLICIDADE