Home Automobilismo Fórmula 1: Bottas abre o jogo e diz que ambiente da Mercedes “não é nada amigável”

Fórmula 1: Bottas abre o jogo e diz que ambiente da Mercedes “não é nada amigável”

Atualmente na Alfa Romeo F1, piloto finlandês correu na equipe alemã por quatro anos e, agora, fala do clima interno; leia mais

Arthur Santos Eustachio
Meu nome é Arthur Santos Eustachio. Sou formado em Jornalismo pela Cásper Líbero. Atuo como produtor de conteúdo para sites e mídias digitais. Escrevo notícias sobre esportes em geral - hoje principalmente na área de automobilismo: Fórmula 1, MotoGP e Nascar. Já trabalhei na 365Scores e como administrador de páginas esportivas. Meus esportes favoritos são futebol, tênis, basquete e Fórmula 1. Minhas maiores referências são Cristiano Ronaldo, Novak Djokovic e Max Verstappen. No mais, curto ler, ouvir música, assistir filmes e, claro, praticar esportes.

O piloto Valtteri Bottas passou pela Mercedes de 2017 a 2021. Ainda que não tenha deixado a equipe alemã por vontade própria, o finlandês logo percebeu que estaria mais confortável em outro lugar. Hoje na Alfa Romeo, Bottas sente-se mais valorizado e desempenha um papel importante dentro da equipe de Fórmula 1. Além disso, a atmosfera também é muito diferente da de seu time anterior, conforme Bottas disse à Viaplay em entrevista.

PUBLICIDADE

Quando Nico Rosberg, de repente, decidiu pendurar o capacete depois de ganhar o título mundial da F1 em 2016, uma oportunidade inesperada se apresentou para Bottas. O finlandês, que ainda pilotava pela Williams na ocasião, foi autorizado a assumir a vaga do campeão.

Portanto, juntou-se à Mercedes com grandes ambições e venceu três corridas em sua primeira temporada com a equipe; porém, no ano seguinte não repetiu o mesmo ritmo. Em 2018, não registrou vitórias, o que lhe rendeu críticas. Depois, Bottas nunca conseguiu convencer, de maneira que seu papel na equipe da Fórmula 1 caiu significativamente.

PUBLICIDADE

O que disse Bottas sobre o ambiente da Mercedes na Fórmula 1

“Não foi fácil, com certeza”, afirmou Bottas, pois ir da Williams para a Mercedes foi uma grande mudança para o piloto, e ele se pressionou muito no início. “Eu queria ganhar tudo de imediato. Foi bastante difícil aceitar quando isso não aconteceu nos primeiros dois anos. Também aceitar ser um papel de apoio na F1, isso era algo que eu não conseguia entender”, disse o finlandês.

Ademais, a atmosfera dentro da equipe nem sempre era agradável. “Não era um ambiente muito descontraído, para falar a verdade”, admite. Assim, o negócio era seguir em frente; divertir-se não era uma prioridade. “Isso é bem diferente do que sinto agora. Agora, gosto muito da Fórmula 1”, disse Bottas, que apesar de tudo classifica sua passagem na Mercedes como uma “grande experiência com algumas vitórias, poles e cinco títulos de construtores”.