Home Esportes Paralímpicos Medalhistas Paralímpicos buscam vaga para Paris em Open de Natação

Medalhistas Paralímpicos buscam vaga para Paris em Open de Natação

Competição que vale vaga no grande evento a ser disputado na França começa nesta quinta-feira, 2 de maio, no CT Paralímpico em São Paulo

Carlos Lemes Jr
Olá! Sou Carlos Lemes Jr e sou Jornalista formado, desde 2012, e no Torcedores, desde 2015. Matérias exclusivas pelo site publicadas nos portais IG, MSN e UOL. Escrevo sobre: futebol, mídia esportiva, tênis e basquete. Acredito que o esporte seja uma ótima ferramenta de inclusão, pois, sou cadeirante. Então, creio que uma das minhas "missões" aqui no Torcedores seja cobrir esporte paralímpico. Hobbies: ler, escrever e escutar música.
Open de Natação no CT Paralímpico

Natação já tem 37 atletas garantidos nas Paralímpiadas (Saulo Cruz/CPB)

O Open de Natação começa a ser disputado a partir desta quinta-feira, 2 de maio, no CT Paralímpico em São Paulo. A competição é importante mesmo para medalhistas paralímpicos como Gabriel Araújo e Carol Santiago. Ambos buscam seus índices para as Paralímpiadas de Paris. As disputas no CT vão até o próximo sábado (4).

PUBLICIDADE

“Este é um dos momentos mais esperados desde que a gente saiu de Tóquio. Foram três anos se preparando para estar em Paris e, para isso, é preciso passar pela Seletiva e chegar à Seleção. Estou muito animada para conquistar excelentes resultados, superar o índice e chegar ainda mais perto dos Jogos”, afirmou Carol, da classe S12, ao site do Comitê Paralímpico Brasileiro. Ela nasceu com síndrome de Morning Glory, alteração congênita na retina que reduz seu campo visual.

“Acredito que será esta a competição em que todos virão mais fortes. Assim é possível chegar na próxima Seletiva mais tranquilo e fazer os últimos ajustes até Paris”, acredita Gabriel. o nadador é da classe S2 (comprometimento físico-motor) e tem focomelia, doença que ocasiona má-formação em braços e pernas.

PUBLICIDADE

Além deles, outros três campeões paralímpicos de Tóquio 2020 estão inscritos para o Open: o paulista Gabriel Bandeira (S14, deficiência intelectual); o catarinense Talisson Glock (S6, limitação físico-motora); e o brasiliense Wendell Belarmino (S11, deficiência visual).

Na edição japonesa dos Jogos Paralímpicos, a Seleção Brasileira de natação ficou na oitava posição, com 23 medalhas no total – oito ouros, cinco pratas e dez de bronze.

Quem participa do Open de Natação

A competição, considerada a primeira Seletiva da modalidade para o megaevento na capital francesa, reunirá 80 nadadores de clubes de oito estados (AL, ES, MG, PR, RJ, RS, SC e SP).

Brasil já tem quase 40 vagas para Paralímpiadas de Paris

A natação brasileira já tem 37 vagas para os Jogos Paralímpicos, sendo 21 masculinas e 16 femininas. A definição dos representantes brasileiros terá como base os critérios de entrada estipulados pelo CPB. As finais, que acontecerão a partir das 17h (de Brasília) nos três dias, serão transmitidas pelo canal do YouTube da entidade máxima do paradesporto brasileiro.

PUBLICIDADE

País liderou quadro de medalhas no Parapan

Nos Jogos Parapan-Americanos, o Brasil liderou o quadro de medalhas da modalidade, ao conquistar 120 medalhas: foram 67 ouros, 30 pratas e 23 bronzes nas piscinas de Santiago do Chile.