Por que a torcida do Boca Juniors é chamada de Xeneize?

O Boca Juniors é uma das equipes mais tradicionais da América do Sul e do mundo. Seus torcedores são conhecidos pela festa que fazem em La Bombonera e por apoiarem a todo momento durante as partidas.

Luiz Felipe Longo
Colaborador do Torcedores.com.

Crédito: Reprodução/Facebook Boca Juniors

Esses torcedores do time argentino costumam ser chamados de ‘Xeneizes’. Mas, você sabe o motivo de eles receberem justamente esse nome? O Torcedores.com fez uma pesquisa a respeito e te conta logo abaixo.

De acordo com o Goal, a denominação está relacionada aos primeiros habitantes do bairro de La Boca, onde fica localizado o estádio de La Bombonera e o Caminito, dois pontos turísticos de Buenos Aires.

No início do século XX, seus primeiros moradores eram de origem italiana, de Gênova, onde as pessoas falavam um dialeto chamado ‘lígure’, em que o nome da cidade era ‘Zena’. O gentílico era ‘zeneixi’. Na Argentina, foi adaptado para ‘Xeneizes’.

Portanto, o nome ‘Xeneize’ surge devido à região de onde muito dos imigrantes italianos que fundaram o bairro de La Boca vieram. A localidade era bastante próxima a um porto da capital argentina, por isso recebeu várias pessoas oriundas de outros países.

Seu time maltrata seu coração? 

Deixa que o Clude cuida dele para você!

Em 3 de abril de 1905, sete adolescentes, filhos de italianos que viviam no bairro, fundam o time de futebol Boca Juniors. Os fundadores foram: Esteban Baglietto, Alfredo Scarpati, Santiago Sana, Tomás Movio e os irmãos Juan Antonio Farenga, Teodoro Farenga e Luis De Harenne.

LEIA MAIS
ÍDOLO DO BOCA DIZ QUE ‘TIRARIA O PÉ’ SE JOGASSE NO PALMEIRAS PARA ELIMINAR ARGENTINOS DA LIBERTADORES
MESSI APONTA FAVORITOS DA COPA E ELOGIA BRASIL: ‘MUITO BEM COLETIVAMENTE’
POR QUE O FLAMENGO TEM COMO MASCOTE UM URUBU?