Home Automobilismo Ex-piloto de F1 vê declínio da Ferrari: “Até equipes da F2 e F3 estão melhores”

Ex-piloto de F1 vê declínio da Ferrari: “Até equipes da F2 e F3 estão melhores”

Nico Rosberg opinou sobre a atual situação da Scuderia Italiana na Fórmula 1, dizendo que devem fazer ‘mudanças fundamentais’; leia

Arthur Santos Eustachio
Meu nome é Arthur Santos Eustachio. Sou formado em Jornalismo pela Cásper Líbero. Atuo como produtor de conteúdo para sites e mídias digitais. Escrevo notícias sobre esportes em geral - hoje principalmente na área de automobilismo: Fórmula 1, MotoGP e Nascar. Já trabalhei na 365Scores e como administrador de páginas esportivas. Meus esportes favoritos são futebol, tênis, basquete e Fórmula 1. Minhas maiores referências são Cristiano Ronaldo, Novak Djokovic e Max Verstappen. No mais, curto ler, ouvir música, assistir filmes e, claro, praticar esportes.

O ex-piloto de Fórmula 1 Nico Rosberg criticou a competência da Ferrari, pois novamente cometeram erros, que agora custaram ao piloto Carlos Sainz um tempo valioso no GP da Holanda deste domingo (4).

PUBLICIDADE

Sainz ficou encalhado sem roda traseira esquerda, quando entrou nos boxes na volta 15. O incidente lhe custou 12,7 segundos; assim, estando em P3, ele se viu fora da disputa pela vitória.

Para piorar, a Ferrari F1 também deixou uma arma de pneu na borda do box, que Sergio Pérez atropelou ao sair. Portanto, os comissários analisaram esse incidente após a corrida. Mais tarde na prova, Sainz recebeu uma penalidade de cinco segundos por uma liberação insegura, de maneira que ele terminou em P8.

PUBLICIDADE

A Ferrari acostumou-se a dar tiros no pé nesta temporada de Fórmula 1, sobretudo com estratégias ruins para pit-stops, custando pontos a Sainz e Charles Leclerc ao longo da campanha.

Após mais um pit-stop fracassado, Sainz simplesmente disse “oh meu Deus” enquanto esperava pelo pneu; por isso, Rosberg falou que mudanças precisam acontecer na equipe. “Mattia Binotto continua dizendo ‘não, não, não precisamos fazer nenhuma mudança, está tudo indo bem’. Ora, quando é que o dia chegará? Não é possível continuar como está”, disse ele à Sky Sports F1.

“Mesmo equipes de Fórmula 2 ou de Fórmula 3 fazem um trabalho melhor em sua estratégia e pit-stops do que a Ferrari. Então, em algum momento, eles realmente precisam começar a fazer algumas mudanças”, disse o ex-piloto de Fórmula 1.

Rosberg acredita que a Ferrari F1 deve contratar profissionais de fora

Embora o ritmo da Ferrari tenha conseguido disfarçar algumas das rachaduras da equipe nesta temporada, essa vantagem desapareceu com a Red Bull e a Mercedes rápidas. Neste sentido, Rosberg sugeriu que a equipe deveria trazer alguém de fora para trabalhar ao lado de Binotto na liderança da Ferrari F1.

PUBLICIDADE

“Uma das coisas que as pessoas costumam dizer é que Binotto é um técnico; então, às vezes você pode sugerir que precisa de uma equipe de liderança conjunta, um sendo o técnico, o outro o gerente de negócios e o gerente de pessoas. É o que algumas pessoas têm dito. Não conheço Binotto o suficiente. Em qualquer caso, ele precisa fazer alterações de pessoal lá, porque está dando errado demais. Hoje, sabemos que o próximo erro da Ferrari virá muito em breve”, afirmou Rosberg.