Home Automobilismo F1: Mika Hakkinen aponta falha “assustadora” de Ricciardo na McLaren

F1: Mika Hakkinen aponta falha “assustadora” de Ricciardo na McLaren

Bicampeão de Fórmula 1 analisa a situação do piloto australiano, que deixa a equipe ao fim deste ano; saiba mais

Arthur Santos Eustachio
Meu nome é Arthur Santos Eustachio. Sou formado em Jornalismo pela Cásper Líbero. Atuo como produtor de conteúdo para sites e mídias digitais. Escrevo notícias sobre esportes em geral - hoje principalmente na área de automobilismo: Fórmula 1, MotoGP e Nascar. Já trabalhei na 365Scores e como administrador de páginas esportivas. Meus esportes favoritos são futebol, tênis, basquete e Fórmula 1. Minhas maiores referências são Cristiano Ronaldo, Novak Djokovic e Max Verstappen. No mais, curto ler, ouvir música, assistir filmes e, claro, praticar esportes.

O ex-piloto de F1 Mika Hakkinen diz que a incapacidade de Daniel Ricciardo para explicar claramente por que os resultados com a McLaren foram tão decepcionantes é “um pouco assustadora”.

PUBLICIDADE

O contrato de Ricciardo com a equipe terminará ao final da temporada, após uma passagem de dois anos que produziu uma vitória em Monza no ano passado – e inúmeras corridas ruins. Além disso, o déficit do australiano para o companheiro Lando Norris tem sido claro e consistente. Todavia. as razões por trás disso são obscuras.

Entretanto, Ricciardo aspira voltar à frente do grid depois de um ano fora e um reinício produtivo. Mas Hakkinen duvida que o piloto teria um retorno bem-sucedido à F1 se não identificar a razão do atual fracasso. “O desempenho dele está caindo. As pessoas não têm certeza se ele é rápido o suficiente. Isso pode dificultar um ano de folga, porque, se você não for rápido o suficiente, sempre há algum tipo de explicação, um motivo. Sinto, porém, que ele não dá essa informação com muita clareza à mídia, aos fãs, ao time”, disse Hakkinen ao The Race F1 Podcast.

PUBLICIDADE

“Então, é um pouco assustador, pois você precisa saber por que não consegue maximizar o desempenho no mesmo nível que o companheiro de equipe”, acrescentou. Já sobre o plano de Ricciardo de um ano sabático, o finlandês lembrou como sua própria situação pessoal se desenrolou no final de 2001, quando decidiu tirar uma licença no esporte.

Hakkinen relembra quando decidiu parar por um ano na F1 e faz comparação com Ricciardo na McLaren

“Eu pensei ‘OK, vou ver o que acontece’. Mas, depois de três, quatro meses, reconheci – quando a temporada [2002] começou eu definitivamente me sentia como ‘não quero voltar de jeito nenhum’. Requer muita energia, muito poder do corpo. Eu sabia que não importa se eu tenho um ano de folga, não posso voltar. Já sabia que no meio da temporada não voltaria”, explicou ele.

Contudo, Hakkinen admitiu que, como bicampeão mundial de F1, cumpriu seus objetivos na época. “Minha posição era um pouco diferente [da de Ricciardo], porque eu já era bicampeão do mundo: alcancei meus objetivos. Daniel tem uma situação diferente na McLaren”, comparou.