Home Extracampo Médico do Vasco, Rodrigo Furtado detalha cartilha para que atletas mantenham forma durante parada por conta do coronavírus

Médico do Vasco, Rodrigo Furtado detalha cartilha para que atletas mantenham forma durante parada por conta do coronavírus

Durante pandemia do coronavírus, atletas do Vasco farão treinamento e dieta em casa; Rodrigo Furtado também deu informação curiosa em entrevista

Willian Ferreira
Colaborador do Torcedores.com e contador de histórias do esporte.

Assim como boa parte dos clubes brasileiros, o Vasco da Gama suspendeu atividades em seus domínios. Cabe aos próprios atletas se adequar à rotina de treinamentos e nutricional em casa. Rodrigo Furtado, médico cruzmaltino, detalhou o que indico para os atletas, em entrevista ao canal “Atenção, Vascaínos”.

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

O profissional detalhou, sobretudo, os exercícios aeróbicos. “Além de orientar os atletas, fizemos cartilha. Orientação nutricional, exercícios físicos para que eles tenham um norte. Exercícios de core (músculos da região central do corpo), de força, que podem ser feitos em um chão liso, bicicleta ou “transfer” (ou “transport”, aparelho de academia), que, às vezes, os atletas têm. Claro que não podemos dar a mesma alimentação de quando estão no “full” (completo) do exercício físico”, afirmou Rodrigo Furtado.

PUBLICIDADE

Cuidados com contatos também foram passados, de acordo com Rodrigo Furtado. “Estamos há semanas orientando em relação ao álcool em gel, ao contato individual. A cultura do futebol é de contato e a cultura do vestiário é de proximidade. Temos muita dificuldade de implementar de maneira rápida medidas eficazes no combate a uma doença viral. Seja esse vírus ou outra qualquer”, declarou.

Um aspecto curioso também foi abordado na entrevista. “A gente acha que atleta é mais forte e, realmente, a força deles, em certos aspectos, é maior. Mas existe uma questão imunológica, está comprovado. O atleta está até mais suscetível que a média da população. Gripe neles é mais frequente, principalmente, por conta de estresse e sequência de jogos. Mas com essa gripe do coronavírus a gente não pode brincar”, finalizou Rodrigo Furtado.

PUBLICIDADE

Mais da pandemia

O COVID-19 pode obrigar a MotoGP a realizar provas duplas para compensar grandes prêmios cancelados por conta do coronavírus. A Federação Mineira de futebol não sabe o que será do estadual de 2020. O mundo dos eSports também anunciou medidas. A Itália, dos países mais atingidos pelo vírus, busca alegrias na Ferrari e em Sebastian Vettel. Já a Alemanha vê a Bundesliga ser suspensa. O Barcelona, a NFL e a MLB também anunciaram medidas de prevenção, enquanto Lewis Hamilton, LeBron James, José Roberto Silva, Danny Morais, Rafael Nadal e outros astros da NBA já se posicionaram sobre o tema. Médicos foram homenageados, aliás. Charles Barkley, porém, se colocou em quarentena voluntária – e Paul Pogba incentivou um cumprimento curioso. Há, entretanto, quem vá na contramão de tudo isso e que tenha previsto a pandemia.

LEIA MAIS
Em nota oficial, Vasco defende garoto que falhou na final da Copa São Paulo
Técnico do Vasco na Copa São Paulo indica futuro aos atletas: “Muito perto do nível profissional”
Com contratos próximos do fim, Vasco começa a renovar com jogadores que disputam a Copa São Paulo